A Assembleia Extraordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), aconteceu de 11 a 14 de julho, em Bogotá, na Colômbia. Os participantes enviaram uma Mensagem ao Povo de Deus, reafirmando o “compromisso de serviço a toda Igreja Latino-Americana e do Caribe”. Leia MaisCelam apoia relatório sobre violações dos direitos humanos na Amazônia
Na mensagem, os participantes destacam que “este é o tempo favorável para fortalecer nosso encontro pessoal com Jesus Cristo na realidade do continente e no coração da Igreja”.
Um outro ponto abordado foi o cuidado com o afastamento de Deus e dos irmãos, solicitando uma sensibilidade ao olhar o próximo e suas diversas realidades.
“Precisamos de uma espiritualidade com os olhos abertos” e “uma sensibilidade aberta à dor e às alegrias de nossos povos”.
O compromisso do CELAM é levar o Evangelho a todos os povos, sem esquecer de ninguém e sem fechar os olhos para qualquer tipo de abuso.
"Queremos ser uma Igreja que proclame o Evangelho da Vida com audácia e criatividade, especialmente nos ambientes mais difíceis e esquecidos do continente”, e afirmam que “É tempo de crescer na vida fraterna e pôr fim ao clericalismo e a todo tipo de abuso”.
E faz parte da missão de não esquecer ninguém, cultivar o hábito do encontro e da partilha.
“Uma Igreja capaz de dialogar com todos, sem perder nossa identidade cristã e católica, lançando pontes para construir uma autêntica ‘fraternidade’ entre os seres humanos. Encorajamos uma cultura do encontro para que, em tempos de guerra, nossa região possa ser um espaço de paz”.
O CELAM também incentiva a participação dos leigos nas decisões da Igreja, das opiniões que ajudam a criar espaços e estruturas que incentivam a participação de leigos, principalmente das mulheres e jovens.
“Queremos incentivar a consulta e o discernimento comunitário, abrindo-nos cada vez mais à participação dos leigos e à sua relevância na tomada de decisões”.
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.