156 milhões de brasileiros estão aptos para irem até as urnas para elegerem seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Em caso de necessidade de segundo turno, ele acontecerá no dia 27 do mesmo mês.
Leia MaisTSE reforça campanha contra Fake News nas eleições municipais de 2024 Para isso, o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2) apresentou a Cartilha de Orientação Política 2024.
Este material tem como inspiração bíblica “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), em sintonia com o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco.
A esperança é a linha de todo o conteúdo da cartilha, ao apresentar a política de forma positiva e necessária para prover o bem comum. O público-alvo desta publicação são eleitores, candidatos, grupos, comunidades e meios de comunicação, com o objetivo de contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo eleitoral.
Durante a entrevista coletiva de apresentação, Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2, destacou a intenção de auxiliar na formação política da população.
“[Precisamos] ajudar a formar o pensamento do nosso povo, o esclarecimento político do nosso povo, para que deixemos de vez polarizações políticas, compra de votos, tantas ideologias que não ajudam a construir o ser humano. Nosso objetivo é construir o ser humano, construir uma sociedade justa, fraterna, solidária e para isso é que a melhor política”, disse.

Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba (PR) ressalta a intenção da Igreja em contribuir no processo eleitoral com os valores do Evangelho.
“Ao anunciar princípios e valores, e não candidatos ou partidos, a Igreja tem clareza que não cabe a ela substituir a consciência de ninguém. Cabe a ela ajudar a sociedade como um todo a formar uma consciência que seja coerente com os princípios e valores cristãos: a dignidade humana, a fraternidade social, a solidariedade, o bem comum”.
O professor Rogério Carlos Born, que contribuiu na reflexão e elaboração da cartilha, explicou alguns aspectos técnicos do material e destacou o tema da desinformação e da inteligência artificial, que podem ter grande influência nessa eleição.
“A Igreja Católica não tem partidos e nem apoia candidaturas. Isto porque está comprometida apenas com o Evangelho. O papel da CNBB é estimular a reflexão, respeitando a liberdade e a vontade dos cidadãos”.
.:: Neste link você pode ter mais informações e adquirir a cartilha.

CNBB investe em podcasts para formação
Além da cartilha, o Regional produziu uma série de programas em áudio para favorecer o aprofundamento desses temas. A série, chamada “A política melhor”, é conduzida pela jornalista e assessora de comunicação da CNBB Sul 2, Karina de Carvalho Nadal, e pelo jornalista e membro da coordenação do Setor Rádio da Signis Brasil, Jorge Teles.
Todas as quartas-feiras serão publicados episódios nos quais especialistas e peritos são convidados para abordar os temas da cartilha. O primeiro, com o tema “Política: razões para ter esperança”, com a participação de Dom Geremias, já está disponível na plataforma Spotify.
Aparecida Debate reflete as eleições municipais de 2024
Fonte: CNBB
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.