Notícias

Comissão da CNBB realiza série sobre Juventude e Política

“A política é uma vocação de serviço.”

Escrito por Letícia Dias

09 AGO 2022 - 14H43 (Atualizada em 09 AGO 2022 - 16H07)

Reprodução/ Jovens Conectados

Neste mês de agosto, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB realiza uma série especial, “Papo de Jovem: Juventude & Política”, com o objetivo de proporcionar a todos os jovens um aprofundamento sobre política bem como uma reflexão para verificar se seus direitos como cidadão são reconhecidos. Leia MaisEntrevista: “Política é para todos os cristãos”"Independência ou Morte": Como explicar a unidade política do Brasil

Como forma de auxílio a Comissão preparou um subsídio, intitulado “Encontros”, que trata sobre o assunto. Os temas abordados serão: Sistema Político Brasileiro; Compromisso com a Verdade; Amizade Social e Divisão; Igreja e Política; e Cidadania e Protagonismo.

Dom Nelson Francelino, bispo de Valença (RJ) e presidente da comissão, salientou a importância dos jovens serem protagonistas da mudança em uma sociedade desencantadora para as juventudes, como a qual vivemos.

“Nossa juventude é chamada a sair e se aprofundar no tema das políticas públicas, que chama toda a sociedade para resolver, dialogar e para aprofundar determinadas situações. É muito importante nesse período eleitoral não nos omitir, mas sair com ideias claras em sintonia com o Evangelho e missão da nossa juventude católica, que se compromete com a justiça e com a vida”, disse o bispo.

”A equipe de subsídios da comissão episcopal convidou vários jovens para falar de política, tendo como texto a Cartilha de Política da Igreja do Brasil. As reflexões são elaboradas através de vídeos e de textos para uso nos grupos de jovens, movimentos, novas comunidades, pastorais da juventude, congregações, obras sociais, escolas e espaços universitários”, explicou o assessor externo da comissão, o Pe. Antônio Ramos, sdb.

A iniciativa, segundo o assessor tem a intenção de atravessar a barreira das ideologias partidárias para uma reflexão que vem ao encontro do próprio desejo expresso do Papa Francisco aos jovens na JMJ do Rio de Janeiro, quando exortou todos a nadarem contra a corrente e serem protagonistas da mudança que desejam na sociedade, visto que “a política é uma vocação de serviço.”

Você já pode conferir dois "Encontros":

Episódio 1 - Sistema político 

Episódio 2 – Compromisso com a verdade

Acesse o subsídio Encontros Aqui

Padre Mauro Vilela nos ajuda a entender a importância da política, seu significado e como ela interfere na nossa vida para adquirirmos consciência na hora de escolher nossos representantes. Confira:



Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...