Notícias

Dom Jaime incentiva doações na Coleta da Solidariedade

Presidente da CNBB motiva aos católicos a realizarem o gesto concreto da Campanha da Fraternidade

Escrito por Redação A12

22 MAR 2024 - 14H21 (Atualizada em 22 MAR 2024 - 14H56)

CNBB

Reunido na Colômbia com secretários-gerais das conferências episcopais na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler enviou uma mensagem animando os fiéis católicos do Brasil a partilharem seu gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste ano com a doação à Coleta Nacional da Solidariedade que será realizada nas paróquias e comunidades do Brasil neste fim de semana.

Para Dom Jaime, a Coleta Nacional da Solidariedade é uma expressão concreta da fé cristã em prol dos que mais necessitam. “O povo brasileiro é generoso e acredita naquilo que o Evangelho nos pede: cuidar e promover a vida, afinal somos todos irmãos e irmãs”, reforçou.

Confira o convite do presidente da CNBB

Coleta Nacional da Solidariedade

Os recursos destinados a projetos sociais em todo o Brasil vêm da Coleta, realizada todos os anos no Domingo de Ramos. Este é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade e forma dois fundos de caridade: o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), os quais têm por objetivo promover a sustentação da ação social da Igreja Católica do Brasil.

Dos valores arrecadados na Coleta Nacional de Solidariedade, 60% do total forma o Fundo Diocesano. Os outros 40% são enviados para a CNBB, formando o Fundo Nacional, gerido por um conselho gestor. Compõem este conselho o secretário-geral da CNBB, o presidente e o assessor da Comissão para a Ação Sociotransformadora, o ecônomo, o subsecretário adjunto geral, profissionais do Departamento Social, o secretário de Campanhas e um representante dos secretários executivos dos Regionais da CNBB.

A Campanha da Fraternidade 2023 foi refletida sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com três reuniões realizadas durante o ano, o Conselho Gestor aprovou 240 projetos, distribuindo R$ 6.577.799,88.

Nesta página você tem mais informações sobre os projetos apoiados pelo FNS.

.:: Para onde vão os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade?


Fonte: CNBB/CELAM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...