Notícias

Entenda o significado das vestimentas usadas nas cerimônias católicas

Exposição no Morro do Cruzeiro traz explicação e a importância das peças indumentárias utilizadas pelos religiosos nas celebrações da Igreja

Escrito por Isabela Araujo

11 AGO 2022 - 08H24 (Atualizada em 12 AGO 2022 - 07H44)

Isabela Araújo

Leia MaisConheça a exposição agropecuária em Jacareí/SPExposição no Santuário Nacional comemora 70 anos da Rádio Aparecida

Durante as cerimônias da Igreja Católica, vemos diferentes vestimentas sendo usadas pelos religiosos, e muitas vezes não entendemos o significado e a importância de cada uma.

O Morro do Cruzeiro Recebe, durante o mês de agosto, com a realização do Museu Nossa Senhora Aparecida, uma exposição de Indumentária Cerimonial e Religiosa que traz essas peças e contextualiza a sua importância. É uma grande oportunidade de enriquecer a cultura e, principalmente, a experiência devocional católica.

A exposição conta com a Mitra comemorativa pelos 50 anos da Arquidiocese de Aparecida, em 2018, e o Barrete que pertenceu ao Arcebispo Emérito de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, além de solidéus, manípulos, cáligas, chirotecoe (luvas episcopais), dentre outros.

Isabela Araújo
Isabela Araújo
Solidéus e Barretes apresentados na Exposição


Thiago Teixeira, Auxiliar Técnico de Museu, deixa seu convite para os fiéis conferirem a exposição:

“Temos aqui objetos que muitas vezes a gente visualiza nas celebrações, só que não entende exatamente qual é o sentido delas. Então, todos estão convidados para conhecer melhor alguns desses acervos que, com certeza, após essa exposição, ao participar de um Missa, por exemplo, o olhar vai mudar e vai ser muito interessante essa transformação”, diz Thiago.

A exposição gratuita está localizada no hall do Morro do Cruzeiro e fica disponível até o dia 28 de agosto. Veja os horários abaixo:

  • Segunda, quarta, quinta e sexta – 09h30 às 16h30
  • Sábado – 8h às 17h30
  • Domingo - 7h às 17h
  • Terça - fechado para manutenção
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...