Aventurar-se em águas mais profundas é bíblico (Lc 5, 1-11). Quando pensamos na missão evangelizadora da Igreja, é desafiador adaptar-se aos formatos e linguagens da comunicação da época.
Em Aparecida (SP), os missionários redentoristas inovaram em propagar a devoção a Nossa Senhora pelo impresso, pelo rádio e a TV, mas necessitavam desbravar novas tecnologias.
Sites foram criados, cada qual com sua identidade e modo de comunicação, mas era preciso mais: integrá-los para que uma única mensagem fosse falada, que representasse o Santuário Nacional no mundo digital.

Há 15 anos, um passo importante foi dado: a criação do A12. Hoje, o portal é referência na comunicação católica, que conecta a devoção e a fé em conteúdos e projetos que visam transformar a formação e a informação em ações para reavivar a caminhada cristã.
Somos os responsáveis por produzir materiais de qualidade, contendo informação e devoção, que estejam alinhados com os documentos da Igreja, a Santa Sé, a CNBB e a mensagem de Aparecida, para que cheguem a qualquer lugar, quebrando barreiras geográficas e culturais.
Confira o surgimento deste veículo de comunicação com a presença de missionários redentoristas que presenciaram o início de tudo, em 2010:
Com atuação na pastoral e, depois, como ecônomo do Santuário Nacional, Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R. destaca que, no início, muitos redentoristas não tinham plena consciência do impacto que seria navegar nos ambientes digitais.
“Ninguém discutia e ninguém discute que ter comunicação é bom, mas havia talvez um desconhecimento”, afirma.
Com o tempo, a importância dessa missão evangelizadora se tornou evidente, e o investimento na comunicação digital cresceu. “Os redentoristas no Santuário Nacional são aqueles que mais apostam e mais investem nessa comunicação”, reforça.
Foi um desafio em que muitas frentes trabalharam para construir o A12 que é hoje, como lembra seu primeiro diretor, Pe. Ronival Benedito dos Reis, C.Ss.R.
“Tínhamos um grupo de jornalistas que ajudaram muito neste começo. Um dos desafios foi encontrar pessoas qualificadas, pois a área de Tecnologia da Informação estava iniciando e era necessário encontrar pessoas especializadas em software para poder colocar o site no ar”.

Evangelizar no digital amplifica os canais onde a Palavra de Deus pode conectar os fiéis, como um complemento de fé. O ambiente virtual cria novas formas de engajamento, permitindo que mais pessoas participem da vida da Igreja, encontrem conteúdo de formação e fortaleçam sua espiritualidade.
O A12 segue avançando nessa missão. “Que o A12 continue dando passos para ser no futuro o grande baluarte da comunicação do Santuário de Aparecida e dos Redentoristas”, deseja Pe. Luiz Cláudio.
“Quem aí está hoje no A12 precisa saber dessa história, até para ser dela continuador, porque estaremos construindo de uma maneira segura para deixar como herança para as gerações que virão”, valoriza o antigo reitor do Santuário Nacional da época, Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R., arcebispo de Diamantina (MG).
Dom Jaime Spengler reflete legado do Concílio Vaticano II
O Concílio Vaticano II completa 60 anos, mas é considerado atual na missão da Igreja em percorrer um caminho sinodal
Calendário do Advento: 6 opções para você criar no Natal!
Aprenda a fazer diversos tipos de calendários de advento com opções de artesanato que vão agradar de adultos a crianças! Faça agora e decore sua casa!
Brasil se destaca na exposição de presépios do Vaticano
Presépio brasileiro em exposição em Roma é feito com fibras naturais e emociona visitantes no Vaticano pela fé simples e criativa vinda do artesanato do país
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.