Notícias

Famílias brasileiras atingidas por chuvas recebem kits da Cáritas

Ação faz parte do programa “Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais”

Escrito por Lais Silva

15 JUN 2022 - 07H00 (Atualizada em 15 JUN 2022 - 08H02)

CNBB

Milhares de famílias nos estados Bahia e Minas Gerais foram afetadas por fortes chuvas no fim do ano passado. A Cáritas Brasileira realizou a campanha Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais”, para amparar as famílias que ficaram em situação de vulnerabilidade.

Por meio da ação, os agentes da Cáritas conseguiram entregar kits de limpeza, higiene familiar e higiene infantil nos municípios que fazem parte do projeto: Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu, Dário Meira (Bahia), Palmópolis e Rio do Prado (Minas Gerais). Ao todo, foram 5.000 kits de higiene familiar e 1.000 kits de higiene infantil.

Mariana de Oliveira Estevo, coordenadora nacional do projeto, acompanhou as entregas dos kits nos dois estados, visitou as comunidades afetadas e contou que mesmo depois de seis meses, muitas famílias ainda se encontram em situação de vulnerabilidade:

“Ir até essas localidades e presenciar o rastro dos impactos deixados pelas enchentes é muito tocante. Mesmo seis meses passados do ocorrido, muitas famílias ainda buscam forças para recomeçar. Temos a certeza de que os cartões multipropósito e os kits entregues às comunidades trazem um refrigério para esse momento de desafios”.Leia MaisPapa Francisco reza por vítimas das chuvas em Pernambuco SOS Recife: Campanha ajuda famílias atingidas pelas chuvasCáritas entrega cartões com crédito para atingidos pelas fortes chuvas

Anderson Luz dos Santos, morador do bairro Banco da Vitória, no município de Ilhéus, foi um dos contemplados pelo programa, e falou sobre como é receber apoio nesse momento.

“Na minha casa a água chegou no teto. Perdi móveis, refiz algumas estruturas, e graças a Deus, com a ajuda de vocês, a gente vai se reerguendo. O kit vai ajudar na manutenção da limpeza da casa, da higiene pessoal. Nós nos sentimos abraçados por vocês com esse apoio, visto o momento difícil que passamos em dezembro”.

As equipes locais trabalham fazendo o mapeamento e identificando as principais vulnerabilidades, para indicar caminhos para a garantia da proteção dos direitos dessas pessoas.

O projeto “Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais” é fruto do consórcio entre Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e a Cáritas Brasileira, com o financiamento da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO).

CNBB
CNBB


Fonte: CNBB, Cáritas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...