A preservação do meio ambiente tem se tornado um dos temas mais urgentes do nosso tempo. A crise ambiental que enfrentamos não afeta apenas o equilíbrio da natureza, mas também revela profundas desigualdades sociais.
Diante desse cenário, compreender as complexidades da relação entre a sociedade e o meio ambiente é essencial para promover mudanças efetivas.
O livro Para Entender – A Questão Ambiental, de José Roque Junges, publicado pela Editora Ideias & Letras, é uma ferramenta de grande auxílio para quem deseja ampliar a consciência sobre essa realidade.
A obra parte da reflexão sobre o desajuste entre a biosfera (a lógica da natureza) e a tecnosfera (a lógica da sociedade), mostrando como essa crise vai além do aspecto ambiental, impactando diretamente as populações mais vulneráveis — um fenômeno conhecido como justiça ambiental.
A discussão proposta pelo livro se alinha diretamente ao tema da Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Fraternidade e Ecologia Integral”, inspirada na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

A campanha deste ano propõe, em espírito quaresmal, uma profunda conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra, em um chamado coletivo para o cuidado com o planeta.
Assim como a Campanha da Fraternidade, a obra Para Entender — A Questão Ambiental convida à reflexão sobre como nossas escolhas diárias impactam o meio ambiente e as populações mais vulneráveis. A busca por uma ecologia integral exige não apenas mudanças estruturais, mas também a transformação do coração humano.
.:: Adquira seu exemplar aqui e conheça mais sobre o assunto da obra!
Conservação completa do Juízo Final é prevista para antes da Páscoa
Imprensa dos Museus Vaticanos informa que a limpeza do afresco de Michelangelo deve ser concluída antes da Semana Santa, sem interromper as visitas.
9º Encontro Nacional da Pascom acontece em Aparecida (SP)
As inscrições para o Encontro Nacional da PASCOM já estão abertas, o encontro reúne comunicadores de todo o país para formação, partilha e espiritualidade em Aparecida.
O que o Papa Leão XIV pede aos padres hoje?
O Papa apresenta orientações práticas aos padres sobre como orientar jovens, usar a internet, ter fraternidade e a missão na Igreja hoje. Veja os pontos centrais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.