A preservação do meio ambiente tem se tornado um dos temas mais urgentes do nosso tempo. A crise ambiental que enfrentamos não afeta apenas o equilíbrio da natureza, mas também revela profundas desigualdades sociais.
Diante desse cenário, compreender as complexidades da relação entre a sociedade e o meio ambiente é essencial para promover mudanças efetivas.
O livro Para Entender – A Questão Ambiental, de José Roque Junges, publicado pela Editora Ideias & Letras, é uma ferramenta de grande auxílio para quem deseja ampliar a consciência sobre essa realidade.
A obra parte da reflexão sobre o desajuste entre a biosfera (a lógica da natureza) e a tecnosfera (a lógica da sociedade), mostrando como essa crise vai além do aspecto ambiental, impactando diretamente as populações mais vulneráveis — um fenômeno conhecido como justiça ambiental.
A discussão proposta pelo livro se alinha diretamente ao tema da Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Fraternidade e Ecologia Integral”, inspirada na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

A campanha deste ano propõe, em espírito quaresmal, uma profunda conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra, em um chamado coletivo para o cuidado com o planeta.
Assim como a Campanha da Fraternidade, a obra Para Entender — A Questão Ambiental convida à reflexão sobre como nossas escolhas diárias impactam o meio ambiente e as populações mais vulneráveis. A busca por uma ecologia integral exige não apenas mudanças estruturais, mas também a transformação do coração humano.
.:: Adquira seu exemplar aqui e conheça mais sobre o assunto da obra!
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.