A Igreja Católica no Brasil manifestou sua solidariedade ao povo do Rio de Janeiro diante dos graves episódios de violência ocorridos nesta semana, após uma megaoperação policial que resultou na morte de mais de 120 pessoas nos Complexos do Alemão e da Penha. Moradores relataram situações de terror, remoção irregular de corpos e marcas de violência em diversos casos, enquanto as autoridades continuam investigando os fatos.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reafirma que a vida e a dignidade humana são dons sagrados de Deus, que devem ser sempre preservados. Em nota oficial, a CNBB destaca a importância da paz e do respeito à vida, e se une às famílias atingidas, pedindo a Cristo, Príncipe da Paz, que fortaleça a população e inspire as autoridades a promoverem justiça e reconciliação.
LEIA A NOTA DA CNBB NA ÍNTEGRA
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Cardeal Tempesta, expressou sua dor e proximidade pastoral com os familiares das vítimas.
Em sua mensagem, Dom Orani lembra que os cristãos são chamados a ser construtores da paz, superando o ódio, a vingança e a indiferença, e que a proteção da vida e a promoção da justiça devem ser prioridade para todos.
Em meio à dor e à indignação, a Igreja convida o povo brasileiro a perseverar na oração:
E confia essas intenções à intercessão de Maria, Rainha da Paz:
“Que Maria, Rainha da Paz, interceda pelo povo do Rio de Janeiro e nos ajude a construir uma sociedade mais fraterna e segura.”
Para rezar:
“Senhor Jesus, Príncipe da Paz, fortalece o coração dos que sofrem, consola as famílias, inspira nossas autoridades e faz de nós instrumentos da tua paz. Amém.”
A Igreja reforça que a paz e o respeito à vida não podem ser apenas palavras, mas atitudes concretas que promovam dignidade, proteção e justiça para todos.
.:: Clique aqui e acenda uma vela virtual pelas vítimas da violência no RJ e no mundo
Fonte: CNBB/ Arquidiocese do Rio de Janeiro
Mistérios da Fé: entenda o jejum e penitência na modernidade
O jejum na Quaresma vai além de deixar alimentos: é um caminho de liberdade e conversão. Leia mais e reflita sobre este tema com o Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R.
Papa e CNBB pedem paz diante da guerra no Oriente Médio
Preocupação com a guerra no Oriente Médio é sentida pela Igreja no mundo todo, em especial no Brasil, que reforça um apelo para oração pela paz
Todo cristão é um missionário?
Todo cristão é chamado à missão: viver o Evangelho no dia a dia, caminhar com Jesus e com os irmãos, e construir uma Igreja verdadeiramente sinodal.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.