JMJ Lisboa 2023 / Reprodução
Notícias

Jovens são convidados a refletir temas e se preparar para a JMJ 2023

Rise up: Conheça a catequese de preparação para Jornada Mundial da Juventude

Escrito por Laís Silva

11 ABR 2023 - 10H51 (Atualizada em 11 ABR 2023 - 11H28)

Rise up é um novo modelo de catequese que ajuda na preparação dos jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontece em Lisboa no mês de agosto.

Esta catequese desafia os jovens a debater e refletir sobre temas importantes lançados no pontificado do Papa Francisco, como a ecologia integral, amizade social e a misericórdia. Leia MaisRelembre o hino brasileiro da JMJ 2013 que tocou em todo o mundoJMJ 2023: O que devo levar?

O Rise up são encontros locais com a proposta de uma experiência alinhada com o caminho sinodal vivido na Igreja Universal, esses encontros devem acontecer nos meses de abril, maio e junho e acolher não só os jovens que participarão da JMJ, mas os jovens de suas comunidades.

O Papa Francisco convida o jovem a ter uma voz mais ativa dentro da Igreja e a ideia do Rise Up é dar força a essa voz, incentivando cada grupo a reunir-se e criar espaços de conversa, escuta e partilha; trabalhando com os temas propostos que envolvem ecologia integral, amizade social e o anúncio do amor de Deus.

A organização da JMJ convida todos a participarem e se envolverem com as catequeses que são um ponto de partida para a jornada em Lisboa e que também contam com a colaboração do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Entenda o que é Rise Up!

1º Encontro preparatório – Ecologia Integral

Neste primeiro encontro os jovens são convidados a refletir, argumentando seus sonhos, suas dúvidas, preocupações e opiniões sobre a ecologia integral.

No guia são apresentados três pontos da primeira carta encíclica do Papa Francisco, a Laudato Si: relação com Deus, com os outros e com a criação, a Casa Comum.

Como acontecem os encontros?

Todos podem participar, sendo peregrinos ou não. A página oficial da Jornada Mundial da Juventude disponibiliza um guia para que cada grupo reflita sobre o mesmo tema.

Baixe aqui seu guia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...