Notícias

Cerimônia de beatificação de Isabel Cristina acontece neste fim de semana

Arcebispo emérito de Aparecida vai celebrar o rito da mártir no dia 10 de dezembro em Barbacena (MG)

Escrito por Alberto Andrade

27 JUN 2022 - 16H14 (Atualizada em 09 DEZ 2022 - 14H53)

Arquidiocese de Mariana MG

Neste dia 10 de dezembro, finalmente acontecerá a cerimônia de beatificação da brasileira Isabel Cristina Murad Campos, mais de dois anos depois do seu martírio ser reconhecido, em outubro de 2020.

A missa de beatificação da Serva de Deus, Isabel Cristina acontecerá nos sábado, dia 10, às 10h, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, no Bairro João Paulo, em Barbacena (MG). 

A Arquidiocese de Mariana (MG) informou que o Papa Francisco convocou o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), para ser seu representante e celebrar o rito de beatificação.

Matheus Mussolin
Matheus Mussolin

Inicialmente, estava previsto que a beatificação fosse conduzida pelo Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, que, no entanto, está impossibilitado de comparecer.

No dia 11, será celebrada a Santa Missa em ação de graças pela beatificação no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, também em Barbacena, que será presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana.

Após a Eucaristia, haverá a transladação dos restos mortais da Beata Isabel Cristina para a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Em junho deste ano, Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana (MG), recebeu do postulador da Causa de Beatificação da Venerável, doutor Paolo Vilotta, o anúncio da beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina Murad Campos.

Dom Airton pede que todos os fiéis se empenhem e rezem para esse momento de alegria e honra pela beatificação da Serva de Deus: 

“Vamos trabalhar intensamente e adquirir experiência na preparação [da beatificação] daqueles que são colocados pela Igreja como modelos de vida e santidade para todo o Povo de Deus”.


Testemunho de fé e santidade

Isabel Cristina Murad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena. Com o desejo de fazer Medicina, foi para Juiz de Fora (MG) em 1982, para se preparar em um curso pré-vestibular.

Tinha uma intensa vida de oração e sonhava ser pediatra para ajudar crianças carentes. Era sensível, sobretudo, com os mais pobres, idosos e crianças, o que certamente aprendeu na família, que era integrante da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP).

No dia 1º de setembro do mesmo ano, estava de mudança junto com o irmão Paulo Roberto para um pequeno apartamento, quando um homem que foi montar o guarda-roupa tentou violentá-la.

Cristina resistiu, e o agressor golpeou a jovem com uma cadeirada na cabeça. Em seguida, amarrou-a, pôs-lhe uma mordaça e rasgou sua roupa. Mesmo assim, Isabel Cristina não quis ceder e foi morta sem piedade, com 15 facadas. Foi um crime cruel, com grande repercussão e que abalou muito a família e todos os que souberam do caso.


Beatificação

Pela forma como morreu e, sobretudo pelo testemunho de fé durante sua vida, algumas pessoas tiveram a iniciativa de entrar com o pedido de um processo para sua beatificação.

A solicitação foi aceita por Roma e, no dia 26 de janeiro de 2001, em Barbacena, foi instalado o processo, quando Isabel Cristina recebeu do Vaticano o título de Serva de Deus. 

Foram oito anos de trabalho, entre coleta de depoimentos e documentos, além da digitação e tradução para o italiano, tendo a fase diocesana do processo sido finalizada em 2009.

O seu martírio foi reconhecido pelo Papa Francisco, por meio de decreto, em outubro de 2020.


Oração pela beatificação

Pai, Filho e Espírito Santo, adoramos-Vos e bendizemos-Vos,

pela força e coragem que dais a muitos de vossos filhos.

Há tantas almas generosas, que nos elevam pelo seu exemplo!

Sede louvada, Trindade Santa,

na pessoa da Serva de Deus Isabel Cristina,

que deu a vida em defesa de sua pureza e virgindade.

Dai-nos a graça de imitá-la e, se for de Vosso agrado,

concedei-lhe a honra dos altares,

como recompensa de sua oblação.

Assim seja! Amém!


Cardeal Damasceno foi Arcebispo de Aparecida entre 2004 e 2017, e o A12 o entrevistou para saber como é a vida de um bispo emérito 

Fonte: Arquidiocese de Mariana

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...