Leia MaisSaiba o significado do cartaz da Campanha da Fraternidade 2024O bispo emérito Dom Fernando Legal, da Diocese de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, morreu na madrugada desta terça-feira (22), após 60 dias internado em decorrência de um quadro infeccioso.
Dom Fernando tinha 91 anos e foi o primeiro bispo de São Miguel Paulista, entre anos de 1989 e 2008. Anteriormente, governou as Dioceses de Itapeva e Limeira, ambas no Estado de São Paulo.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota de condolências pelo falecimento de Dom Fernando.
“Em preces pela alma de Dom Fernando, damos graças a Deus pela vida deste pastor que espalhou o perfume do Evangelho nas dioceses de Itapeva, Limeira e São Miguel Paulista, da qual foi o primeiro bispo, entre anos de 1989 e 2008. Destacamos ainda seu lema episcopal que era ‘Cum Matre Jesu’ (Com a Mãe de Jesus)”, diz trecho da nota assinada pela presidência da Conferência.
Biografia e trajetória
Dom Fernando Legal nasceu em São Paulo (SP), no dia 17 de dezembro de 1931. Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1959. Foi o coordenador dos estudos no Instituto Teológico Pio XI, São Paulo (1965-1967); Diretor do Instituto Teológico Pio XI (1968-1970); Delegado Inspetorial da Pastoral em São Paulo (1971-1976) e Vice Inspetor (1972-1976); Conselheiro Inspetorial, São Paulo (1968-1976) e Inspetor (1976-1980).
Eleito bispo de Itapeva (SP) em 28 de março de 1980, pelo Papa São João Paulo II e sagrado em 31 de maio do mesmo ano. Escolheu como lema “Cum Matre Jesu” (Com a Mãe de Jesus). Transferido para a diocese de limeira (SP), pelo Papa João Paulo II, no dia 08 de maio de 1985, tomando posse da diocese no dia 02 de julho do mesmo ano. Em 15 de março de março de 1989, foi transferido para a diocese de São Miguel Paulista (SP).
Foi presidente do Regional Sul 1 da CNBB (1991-1998); Membro da Representativa do Regional Sul 1 da CNBB (1991-1998). No dia 9 de janeiro de 2008, teve sua renúncia aceita pelo papa Bento XVI, por completar 75 anos de idade.
.:: Fique por dentro das notícias da CNBB!
Fonte: CNBB
5ª temporada de The Chosen estreia em plataformas digitais
Papa recebe em mãos cartas com pedido de detentos brasileiros
Para Leão XIV recebeu cartas de detentos brasileiros que expressam a esperança que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco.
Papa presta condolências às vítimas de enchentes nos EUA
O Papa Leão XIV prestou condolências à famílias das vítimas que assolam o estado do Texas, nos EUA.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.