Leia MaisVídeo exclusivo mostra os bastidores da 60ª Assembleia Geral dos Bispos A nova Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi empossada na manhã desta sexta-feira (28), em Aparecida (SP), durante a cerimônia de encerramento da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
O até então presidente da entidade, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG), no início da celebração, agradeceu a todos que colaboraram com o trabalho da presidência que se despede.
Ao novo presidente eleito, o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, ele desejou que possa cumprir sua missão promovendo sempre mais a comunhão entre o episcopado brasileiro, entre a Igreja do Brasil e o Santo Padre, Papa Francisco.
“Dom Jaime, agora é sua vez de conduzir a barca nessa travessia sempre muito exigente que nós fazemos por amor, como Igreja, à tarefa de anunciar o Evangelho de Jesus. Conte com nosso apoio, nossa presença, nossa oração e nossa comunhão”, disse.
Simbolicamente, Dom Walmor entregou ao presidente eleito o novo estatuto e o novo regimento da Conferência, aprovado na 60ª Assembleia Geral.

Dom Jaime agradeceu à presidência que concluiu o último quadriênio, da qual fez parte como primeiro vice-presidente, e, de forma especial, se dirigiu a Dom Walmor:
“Foi muito bom, com muito respeito e carinho, trabalhar com o senhor”, falou.
Dom Jaime ressaltou o aprendizado com a última presidência, mas também frisou a vontade de continuar desenvolvendo os trabalhos no atual quadriênio junto de Dom João Justino, primeiro vice-presidente, Dom Paulo Jackson, segundo vice-presidente e Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral.
Dom Jaime também agradeceu o episcopado pela confiança depositada no plenário durante a votação.
“Gostaria de agradecer o plenário pela confiança depositada em nós. É uma missão que nos desafia. O momento que vivemos exige de todos nós muita oração e diálogo para promover aquilo que o Papa está pedindo de nós em vista de uma Igreja mais participativa, mais missionária”, falou.
E, olhando para os doze presidentes das Comissões Episcopais da Conferência também empossados durante a cerimônia, falou:
“Teremos muito trabalho pela frente”, disse.

Ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, Dom Jaime prometeu proximidade para buscar o bem maior, que é o bem da Igreja.
Aos bispos e ao povo, pediu que “instiguem, ajudem e provoquem” a nova Presidência.
“Cuidemos uns dos outros e nos deixemos cuidar uns dos outros para levar a bom termo aquilo que a Igreja, o nosso povo pedem e esperam de nós”, finalizou Dom Jaime.
A posse canônica é prevista no Regimento da CNBB, e orienta que a Presidência cessante dê posse aos novos membros, bem como aos presidentes das doze Comissões Episcopais Permanentes antes do término da assembleia que os elegeu.
Após a cerimônia de encerramento e posse, a nova Presidência concedeu entrevista aos jornalistas em Coletiva de Imprensa.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.