Notícias

Novena da Padroeira 2022: Construindo uma Igreja sinodal e missionária

“Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”

Escrito por Lais Silva

11 AGO 2022 - 15H31 (Atualizada em 12 AGO 2022 - 08H40)

Thiago Leon

A Novena em celebração a Nossa Senhora Aparecida terá inicio no dia 3 de outubro e marca o início da Festa da Padroeira 2022.Leia MaisReflexão do tema geral da Novena e Festa da Padroeira 2022Já estão definidos os temas da Novena e Festa da Padroeira do Brasil

Durante todos os dias de festa, os fiéis vão refletir sobre o tema central da Novena, que é “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”, que segue o pedido do Papa Francisco de construir uma Igreja Sinodal.

"Sínodo é uma palavra grega que significa caminhar juntos. Na história recente da Igreja Católica, foi o Papa Paulo VI que popularizou as estratégias pastorais do Sínodo, para que novos e mais modernos planos de ação pastoral sejam mais bem definidos”, explicou o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo.

O Missionário Redentorista também explica que caminhar juntos, é também buscar novos modos para evangelizar, trabalhando com uma Igreja em Saída, que é levar o Evangelho para além dos muros da Igreja.

“Um dos objetivos do Sínodo é construir metodologias para evangelizar, governar, servir e orientar o Povo de Deus em busca da promoção humana, da amizade social e da confirmação na verdadeira fé em Jesus Cristo”.

O momento da Festa da Padroeira é também um momento de união, onde os devotos de Nossa Senhora se unem para agradecer as bênçãos recebidas, em um momento de fé e devoção. E é esta união que Jesus indicava aos seus discípulos e que o Santuário também leva aos fiéis por meio dos Missionários Redentoristas e da Rede Aparecida de Comunicação.

Unidade e comunhão são valores essenciais na vida cristã. Unidade e comunhão com o Senhor, e dos discípulos entre si, sempre estiveram entre as principais recomendações de Jesus Cristo. A Igreja, por sua própria índole, testemunha uma experiência de fé, fraternidade e comunhão, seguindo sempre a lógica comunitária e inclusiva do Reino de Deus. Também por isso a Igreja de Cristo sempre foi sinodal”, explicou o padre.

Por fim, Pe. Eduardo Catalfo reforçou a mensagem da Novena e convidou todos a participarem desta grande festa.

“A alegria do Evangelho não pode perder sua força e encantamento. É hora de, com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja missionária” Pe. Eduardo Catalfo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.