Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Os impactos da psicologia na gravidez

Livro da Editora Ideias e Letras fala sobre saúde psicológica durante o ciclo gestacional e puerpério e seus impactos

Escrito por Giovana Marques

09 MAI 2025 - 07H33 (Atualizada em 09 MAI 2025 - 17H08)

Mariana Joffre/A12

No mês de maio, em que celebramos o dia das mães, o A12 destaca algumas obras em parceria com a Editora Ideias e Letras com temáticas sobre maternidade.

O livro “Psicologia da Gravidez”, da autora Maria Tereza Maldonado, foi lançado no ano 1976 e teve atualizações recentes a respeito de estudos sobre aspectos psicológicos em uma gestação e puerpério.

O conhecimento em saúde psicológica durante o ciclo gestacional é de grande relevância, uma vez que a “gravidez é o alicerce do vínculo entre família e o bebê” e é um período que demanda esforços preventivos e de promoção da saúde física e mental dos pais e dos filhos.

Maria Tereza, mestre em psicologia e membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF), apresenta mais uma edição atualizada do livro como referência para estudantes e profissionais da área.

“Inúmeros estudos que interligam várias áreas do conhecimentos mostram que vínculos estáveis e afetivamente significativos na gestação e nos primeiros anos de vida, juntamente com uma boa nutrição, estimulação apropriada e experiências ricas de aprendizagem, oferecem benefícios duradouros que formam os fundamentos de uma sociedade sólida e sustentável.” (Introdução da obra)

Além dos profissionais, o conteúdo desta edição com destaques para pesquisas sobre as origens fetais da saúde e da doença e a relevância dos primeiros mil dias da gravidez, desde a concepção, é também uma indicação para os pais.

Na obra você encontra assuntos como a história do amor materno, os impactos da maternidade e paternidade no desenvolvimento, aspectos psicológicos, os efeitos das drogas na formação do feto, os tipos de parto e psicologia puerperal.

Sobre a autora: O que motivou a escrita do livro?


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

“No início da década de 1970, fiz Mestrado em Psicologia na PUC-RIO. Como havia me casado e queria ter filhos, decidi me aprofundar nas pesquisas sobre Psicologia da Gravidez.
Na época, havia pouquíssimo material disponível em Português. Encontrei artigos e livros na Argentina e nos Estados Unidos. Comecei a atuar com grupos de gestantes e me tornei mãe
Psicologia da Gravidez foi o título da Tese de Mestrado que, posteriormente, foi publicada. De lá para cá, foram algumas atualizações até essa, da Ideias & Letras. 
Quis transmitir esses conhecimentos que aprendi para profissionais que atendem “famílias grávidas” e para o público em geral.
O que acontece na gestação e nos primeiros anos de vida é muito importante para o relacionamento da família, é muito importante para o relacionamento da família e para o desenvolvimento integral do novo ser.”

Leia mais:

::. Como a narrativa pode ressignificar a vida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...