Neste momento em que vivemos a despedida do Papa Francisco, após sua passagem na segunda-feira (21), com a sequência de ritos de despedida e diversas homenagens de todas as partes do mundo, quem o conheceu pessoalmente e teve a oportunidade de trocar palavras com o Sumo Pontífice guarda as lembranças em um espaço especial da memória.
O A12 conversou com o Padre Raphael Felipe Silva, da cidade de Guaratinguetá (SP), que em janeiro deste ano viveu uma experiência única com o Santo Padre: pôde entregar um livro de sua autoria, com a temática relacionada a Francisco, em mãos, durante uma Audiência Geral, em Roma, na Itália.
O Padre, que é vigário da Paróquia Puríssimo Coração de Maria (Comunidade São Benedito), destacou que este momento de despedida representa um emaranhado de sentimentos na cabeça de todo o fiel católico e recordou que esteve com Francisco em dois momentos.
“O Papa Francisco terminou sua história conosco, outro Papa Deus nos enviará. E eu tive a oportunidade de entregar um livro de minha autoria sobre o Papa Francisco, nas mãos do próprio Papa Francisco. Isso foi uma graça muito grande. Com o Papa Francisco eu tive dois encontros, em julho de 2013, quando seminarista, ele rezou uma missa conosco no Santuário Nacional, depois dirigiu-se até nossa casa para almoçar conosco, seminaristas, e ali proferiu sua bênção para cada um de nós”, relembrou.

O sacerdote detalhou a emoção e como foi a breve conversa com o Pontífice neste ano de 2025.
“Depois, em janeiro deste ano, agora, eu estive com o Papa Francisco em uma Audiência Geral, lá em Roma, sempre às quartas-feiras acontecia, estive ao lado do padre Tiago, que nós trabalhamos juntos na mesma paróquia, na Igreja de São Benedito, em Guaratinguetá. O padre Tiago entregou uma imagem de São Benedito e eu entreguei uma relíquia de Frei Galvão e um livro de minha autoria. Ali foi nos ‘45 do segundo tempo’, porque o Papa Francisco dias depois foi internado e fez sua passagem agora para a Casa de Deus”, contou.

Padre Raphael também salientou que estes momentos representaram uma graça muito grande, como poder escrever sobre Francisco e entregar o livro em mãos, e ainda recordou o carisma do primeiro Papa latino-americano.
“O Papa é uma figura muito carismática. Ele interagiu, fez uma brincadeira, perguntando para nós, quando falamos que éramos brasileiros, que cachaça era água, aí o padre Tiago disse ‘não, cachaça é cachaça, água é água’. E ali, nos deu uma benção, sempre muito acolhedor. Já estava debilitado, em uma cadeira de rodas, a gente podia perceber que ele já estava com a saúde debilitada, mesmo assim nos acolheu com muita atenção, olhando nos olhos e transmitindo nesse olhar, o olhar de Cristo, da Igreja para todo nós ali, nos motivando e impulsionando nossa caminhada. Eu o defino em uma palavra: carisma”, descreveu.
Livro ‘Comunicação e igreja em saída - A comunicação no pontificado de Francisco’
O livro que Padre Raphael presentou o Papa Francisco, de sua autoria, nasceu a partir do trabalho de conclusão de curso da graduação em Teologia do religioso, no ano de 2019. O sacerdote compartilhou a ideia com o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que incentivou a futura publicação da obra.
A obra foi publicada em 2021 pela Editora Santuário, aborda a liderança de Francisco, com sua extrema relevância na comunicação, diálogo, paz e acolhida, traz reflexões sobre a proximidade entre a Igreja e os cristãos pelos meios de comunicação durante a pandemia.
:. Leia também: As lembranças com Papa Francisco
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.