Notícias

Papa nomeia Dom Marcony Vinícius como novo Arcebispo Militar do Brasil

Escrito por Lais Silva

14 MAR 2022 - 12H05 (Atualizada em 14 MAR 2022 - 13H41)

Divulgação/Arquidiocese de Brasília

No último sábado, 12 de março, a Santa Sé anunciou que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral do Ordinariado Militar do Brasil, apresentada por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, e nomeou Dom Marcony Vinícius Ferreira, que até então era bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília – DF.

Dom Fernando apresentou a renúncia por limite de idade, de acordo com o cânon 401 do Código de Direito Canônico, que permite que o bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade apresente o ofício de renúncia ao Pontífice, que ponderará as circunstâncias para tomar providências.

A posse de Dom Marcony está marcada para o dia 2 de abril, às 10h, na Catedral Militar.

Biografia de Dom Marcony

Nascido em 3 de março de 1964, dom Marcony Vinícius é filho de Francisco Canindé Ferreira e de Maria do Céu Barroso. Nascido em Brasília, foi o primeiro sacerdote ordenado na arquidiocese cujo nascimento se deu na mesma. Com a designação para o ministério episcopal, tornou-se o primeiro bispo nascido na capital federal.

Estudou no Seminário Menor Bom Jesus, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, ambos em Brasília. Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1987 pelo então bispo auxiliar de Brasília dom Geraldo Ávila. Em 3 de dezembro de 1988, foi ordenado sacerdote pelo arcebispo de Brasília à época, dom José Freire Falcão.

Durante seu ministério sacerdotal foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho, e da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida; foi coordenador arquidiocesano de Pastoral; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; vigário episcopal para o Vicariato Centro e vigário geral da arquidiocese de Brasília.

Foi ainda responsável pelo jornal litúrgico dominical Povo de Deus em duas ocasiões; e colaborou em grandes eventos sediados em Brasília: como na organização da visita do Papa São João Paulo II em 1991; e o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, do qual foi responsável pelo Secretário Geral e coordenador da Equipe de Liturgia.

Dom Marcony Vinícius tem pós-graduação na área de Liturgia pelo Instituto Teológico Pastoral da América Latina (ITEPAL), em Bogotá. Especializou-se em Teologia Litúrgica, frequentando primeiramente o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois o Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...