Nesta quarta-feira, 19 de abril, o Papa Francisco realizou a nomeação de dois novos bispos para Itaguaí, no Rio de Janeiro e Divinópolis, em Minas Gerais. Leia MaisCNBB avaliou os últimos quatro anos da Igreja no Brasil
O nome escolhido para assumir a diocese de Divinópolis, foi dom Geovane Luís da Silva. A diocese estava vacante desde dezembro de 2022, quando dom José Carlos de Souza foi nomeado arcebispo de Montes Claros (MG), e até o momento quem cuidava das atividades era o administrador diocesano, padre Paulo Sérgio Diniz Mendes.
O pontífice nomeou dom Paulo Celso Dias do Nascimento, atual bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, para assumir a diocese de Itaguá (RJ), já que o papa acolheu o pedido de renúncia de dom José Ubiratan Lopes, por idade, conforme o Direito Canônico.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou saudação a dom Geovane e dom Paulo Celso Dias do Nascimento.
Novo bispo emérito
Dom José Ubiratan completou 75 anos em setembro do último ano e de acordo com o Código de Direito Canônico poderia pedir sua renúncia por idade. Nesta quarta-feira, 19 de abril, o Papa Francisco aceitou sua renúncia.
Nascido em Itambacuri, Minas Gerais, dom José Ubiratan Lopes, tornou-se frade capuchinho em fevereiro de 1974, quando fez seus primeiros votos. Sua ordenação presbiterial aconteceu em dezembro de 1975, em sua terra natal. Foi eleito bispo para a diocese de Itaguá pelo Papa João Paulo II, em novembro de 1999 e sua ordenação episcopal e a posse em fevereiro de 2000.
Igreja alerta sobre perigos dos jogos de azar
Igreja e especialistas destacam os prejuízos sociais e morais dos jogos de azar, que afetam milhões de brasileiros com compulsão e dívidas. Saiba mais.
Seminário Bíblico realiza o estudo do livro de Ezequiel
Acompanhe o Seminário Bíblico da CNBB sobre Ezequiel que iniciou de 9 e vai até 11 de setembro, com reflexões sobre esperança, glória e conversão ecológica. Live nas redes sociais!
Encontro Nacional de Juventude debate evangelização e sinodalidade
Encontro Nacional de Juventude reúne 250 líderes de 230 dioceses para debater evangelização, sinodalidade e prevenção ao suicídio. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.