Santo Afonso Maria de Ligório, assim como muitos outros santos, teve um papel importante para a devoção mariana na Igreja Católica. Ele chegou a dizer que “era bom pensar que fez alguma coisa para semear nos corações a devoção à Maria”.
Ao celebrar a Solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, fazemos memória da contribuição deste santo para a elucidação e difusão deste dogma mariano.
No livro “Santo Afonso e a Imaculada Conceição - Breve Tratado de Mariologia”, da Editora Santuário, a colaboração deste Doutor da Igreja é estudada e exposta pelo teólogo Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R.
“Sto. Afonso, missionário que era, próximo do povo simples, conceituou como teologia o que foi intuído pela Igreja ao longo de séculos - santos padres e teólogos - e sempre rezado pela devoção popular. Maria para Sto. Afonso é toda santa porque é toda de Deus, o templo humano onde Deus habitou e o pecado não teve lugar.” Pág. 8
O autor afirma que, enquanto falar de Maria é uma tarefa fácil, falar de mariologia é o oposto. Segundo ele, os complexos estudos buscam a racionalidade diferente dos discursos religiosos que podem se ater apenas ao emocional e de outra ordem.
::. Adquira o livro pela Editora Santuário
Nesse sentido, a leitura proposta é para aqueles que desejam se aprofundar no que é a Teologia Marial, nos dogmas marianos e na relação de Sto. Afonso com o dogma da Imaculada Conceição.
Todo cristão católico é chamado também ao conhecimento e a uma relação mais íntima com Maria, uma vez que Ela nos encaminha para Seu Filho.
“Um verdadeiro devoto de Maria não se perde. É impossível que se perca um devoto de Maria, que fielmente a serve e a Ela se encomenda”. Santo Afonso Maria de Ligório
Acompanhe um trecho desta obra, lido pelo missionário redentorista, Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R.:
add_box Imaculada Conceição é diferente de Nossa Senhora da Conceição?
Fonte: Editora Santuário
Papa pede para que fiéis acolham com alegria o chamado de Deus
No Angelus, Papa Leão XIV refletiu sobre o chamado de Jesus, a coragem para anunciar o Evangelho e a importância da Palavra de Deus na vida da Igreja.
Papa para o Dia Mundial da Comunicação: “preservar o humano”
Em sua primeira mensagem, Leão XIV alerta para os riscos da IA na comunicação e defende rostos e vozes humanas como centro das relações e da inovação digital.
São Francisco de Sales: a palavra como instrumento de amor
Mestre da mansidão e padroeiro dos comunicadores, São Francisco de Sales ensina a comunicar o Evangelho com amor, adaptando a linguagem ao tempo e às pessoas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.