Reflita por um minuto: você tem facilidade em enfrentar mudanças, desafios e adversidades em meio aos seus planos e sua rotina? Se a resposta foi sim, saiba que certamente você é uma pessoa resiliente. Agora, se a resposta foi 'não', esse é um convite para você entender como a resiliência pode te ajudar a lidar com diversas situações em sua vida.
A resiliência é uma qualidade que nos dá a capacidade de adaptar-se positivamente diante das dificuldades, mantendo a calma, o foco e a determinação. E até transformando as crises, os obstáculos, as situações negativas em aprendizado e crescimento pessoal.
Esta não é uma característica que nasce com cada um de nós, ou uma qualidade que só algumas pessoas podem ter, ela é, na verdade, uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida com o tempo.
Nesta semana, o A12 em parceria com a Editora Ideias & Letras, convidam você a ler o livro “Resiliência para lidar com pressões e situações adversas”, do filósofo, teólogo, professor e palestrante José Carlos Pereira.
A obra apresenta a resiliência como a capacidade que temos de lidar com problemas, superando obstáculos ou resistindo às pressões de situações adversas. E destaca que essa capacidade de sobrevivência é o que ajuda a nos moldar ou adaptar às situações, sem sucumbirmos a elas.
O autor nos propõe uma reflexão sobre a resiliência com exemplos concretos tirados de livros, filmes e até mesmo da Bíblia, como a história de Jó, citada na introdução do Livro. José Carlos nos lembra que Jó perdeu tudo o que tinha, mas se manteve firme com sua fé em Deus, mas a resiliência o acompanhou em todos esses momentos.
Nós usamos muito a expressão “paciência de Jó”, para nos referirmos a alguém que está passando por um processo em que muitos já teriam sucumbido, mas se analisarmos direito, poderíamos tranquilamente falar “resiliência de Jó”, pois diante de tais situações ele se manteve confiante em sua fé em Deus, e tirou lições importantes para continuar sua vida com perseverança diante das adversidades.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.