Notícias

Igreja celebra 200 anos da passagem de Frei Galvão para a vida eterna

Peregrinos de todo o País pedem a intercessão do primeiro Santo nascido em terras brasileiras

Escrito por Alberto Andrade

24 OUT 2022 - 15H06 (Atualizada em 25 OUT 2022 - 16H28)

Gustavo Cabral - A12

No dia 25 de outubro, a Igreja Católica celebra a memória de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, o primeiro brasileiro a receber as honras dos altares, quando foi canonizado por Bento XVI, no ano de 2007, em São Paulo (SP).

Leia MaisFesta de Frei Galvão recorda 200 anos da morte do Santo brasileiroFrei Leandro é o convidado do 2º episódio do Receitas AfetivasDesde as primeiras horas desta terça-feira (25), o Santuário dedicado a Frei Galvão, localizado no bairro Jardim do Vale, em Guaratinguetá (SP), está realizando Missas, momentos oracionais e atrações culturais para receber os diversos devotos de várias partes do Brasil, que vêm para fazer seus pedidos, agradecer por milagres alcançados pela intercessão do santo franciscano.

Para o Frei Diego Melo, reitor do Santuário de Frei Galvão, os devotos estão motivados para agradecer ao Santo brasileiro após dois anos de tantas restrições e dificuldades a partir da pandemia.

"O povo está vindo para cá com um sentimento de gratidão, aqueles que sobreviveram, que estão vencendo todo tipo de crise que decorrem dessa pandemia. Muitas pessoas vêm agradecidas, mas também vem fazer seus pedidos através da intercessão de Frei Galvão. A fé ela sempre desperta a esperança, de acreditar em mudanças, são esses sentimentos que as pessoas trazem aqui".

O lema da festividade do bicentenário da morte de Frei Galvão é “É morrendo que se vive para a vida eterna”, retirado da Oração de São Francisco de Assis, e desde o dia 15 de outubro, foi realizado o novenário com programação litúrgica e celebrações, acompanhadas de festa externa com shows e comidas típicas.

"Com esse lema, entendemos que nossa vida não se reduz aquilo que nós experimentamos aqui na terra, nessa passagem breve, então nunca perder de vista esse olhar para a eternidade, para a continuidade da vida após a morte. É a ressurreição que nos dá a esperança, é o que celebramos em Frei Galvão. E ao mesmo tempo, não podemos usar isso como justificativa para aceitar a morte ou o descuido da nossa vida, então, viver bem é um caminho para a construção da eternidade, e por isso esse desejo de construir a vida junto de Deus começa aqui e por isso os nossos esforços e nosso desejo que a vida seja pautada pela dignidade, pelas condições básicas de saúde, alimentação e moradia, também um sinal do Reino de Deus em nossa história", concluiu Frei Diego.

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Um intercessor muito próximo ao povo

Na Missa das 9h no Santuário Frei Galvão, o celebrante foi o Frei Paulo Pereira, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que abordou na homilia o valor em ter um Santo tão presente em nossas vidas.

"É bom que a gente tenha um Santo bem pertinho de nós, quase somos parentes de Frei Galvão, temos com ele uma intimidade muito grande que enche de orgulho o povo do Vale do Paraíba. Olha que presente bonito o Céu nos deu, um Santo que andou por aqui, íntimo nosso! Mostrando que é possível e necessário cultivar a santidade através das nossas escolhas diárias!", ressaltou o frade.

Na celebração, representando o Santuário Nacional de Aparecida, estiveram presentes o reitor Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., o irmão Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., diretor de programação da TV Aparecida e o também missionário redentorista irmão Ian Lucas Lopes de Castro, que falou para o A12 sobre a importância em participar desta devoção tão importante.

"É uma união de fé com nossos fiéis da Arquidiocese de Aparecida e com nossos irmãos franciscanos que nos recebem tão bem, porque somos um povo de fé, e Frei Galvão representa muito isso por ser o primeiro Santo brasileiro".

Para mais informações sobre a Festa você confere na página oficial do Santuário de Frei Galvão.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...