Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 12 ABR 2019 - 09H10

10 pontos que nos impedem de crescer

O que nos impede de crescer como ser humano?

Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12

O Redação A12 ao vivo do último dia 22 de fevereiro teve a participação do diretor do A12, Padre Luiz Camilo Júnior. Ele comentou tópicos importantes que sempre são dúvida na vida dos leitores do portal. 

Para o missionário redentorista, tudo aquilo que requer significado na vida já está dentro das pessoas. “Pessoas carregam culpas uma vida inteira, de coisas que aconteceram há muito tempo, mas que são atualizadas todos os dias, dentro de seus corações, causando angústias permanentes”.

Para o padre, só o que for expressão de amor na vida deve ficar. O que não for, deve-se jogar fora.

O jornalista Eduardo Gois apresentou 10 pontos para serem comentados pelo sacerdote.

.:: Veja na íntegra o Redação A12 ao vivo 

1. O medo do que pode acontecer me bloqueia

Padre Camilo comenta que, se formos olhar nas sagradas escrituras, são 366 vezes em que aparece a expressão "não tenha medo". “O medo nos paralisa, nos impede de ter iniciativa e nos impede diante dos obstáculos. Então, desistimos de coisas boas para a nossa vida. Se o medo nos paralisa, a esperança deve nos fazer caminhar. A palavra do Cristo diz: vai, coragem, eu estou com você até o fim”, afirma.

2 .Me preocupo demais com o passado

Nesse tópico, é possível ver que a grande raiz dos desencontros com Deus se dá porque as pessoas não conseguem viver a vida no tempo em que estão vivendo. “Cada novo tempo que Deus nos dá é oportunidade de mudar a nossa vida. Que ninguém esteja preso demais no passado, nem se lance demais no futuro”, aponta.

3 .Me vitimizo com facilidade

Na avaliação do padre, quando a pessoa se faz vítima, esquece que ela é a protagonista da própria história. “Quem se vitimiza acaba tirando a responsabilidade que ela tem de lembrar que a própria história dela é diferente das demais pessoas, porque todos nós somos capazes de construir o próprio caminho. Muita gente se encanta demais com o que os outros conquistaram e deixam de olhar para si mesmas e ver que são capazes de construir a sua própria história, que não é menor nem maior que a do outro”, enfatiza padre Camilo.

4. Me preocupo com o que os outros pensam de mim

O diretor do A12 explica que Jesus, em nenhum momento, se preocupou com o que as pessoas pensavam dele. Da mesma forma devemos proceder. “Se nos preocupamos em pautar a nossa vida com aquilo que os outros desejam, deixamos de ser nós mesmos e, por isso, não interessa o que pensam ou falam de você, mas o que Deus sabe de seu coração. Se preocupe com as pessoas que te amam de verdade e enxergam o teu coração”.

5. Insegurança

Sobre insegurança, Eduardo Gois e Padre Camilo destacam a questão da aprovação dos outros. “Eu não preciso para viver bem, feliz e em paz, de ter a aprovação de todo mundo”.

6. Não consigo me organizar financeiramente

Nesse quesito, foi abordado que o filtro passa pela capacidade de perceber o que é fundamental para todos. “Infelizmente, muitas pessoas criam necessidades que se transformam em dívidas”. De acordo com o padre, vale saber que nunca se deve gastar aquilo que não se pode pagar.

7. Não consigo me conectar com Deus

Segundo padre Camilo, a raiz está na questão de que, muitas vezes, as pessoas se prenderem demais ao passado ou acabam lançando demais o olhar para o futuro e não conseguem perceber que Deus é o agora. “A presença de Deus é um amor constante; eu não preciso me preocupar com o olhar de Deus em minha vida, porque ele já acontece a todo o tempo. Eu é quem preciso constantemente voltar o meu olhar ao Senhor”, explica.

8. Me anulo em relacionamentos

Nesse aspecto, o que é detalhado é que tudo aquilo que é necessário para ser feliz está dentro de cada um, e não dentro de “outra pessoa”. O outro não pode ser responsável pela “minha felicidade”.

Relacionamento é compartilhar a felicidade com alguém e não fazer alguém a causa da própria felicidade. “A essência do amor é a liberdade. Quando o amor te aprisiona, angustia, te diminui, te aniquila, pode ser qualquer coisa, menos amor. Se ele não faz bem aos dois, não é amor”.

Padre Camilo aponta que a pessoa mais importante na sua vida é você e quando alguém cresce no amor próprio, não se diminui e não deixa ninguém roubar o que a vida significa. “Você tem de se amar ao ponto de dizer que não pode mais se contentar com migalhas, porque Deus nos fez pra viver a plenitude do amor. Quem se contenta com migalhas é porque não descobriu o que é a verdade do amor”, detalha.

9. Não acredito no meu potencial

Na discussão, foi apontado que é necessário ter fé em si mesmo, pois Deus nos deu dons, capacidades e grandeza de inteligência. “Tenha fé em você e acredite que você é capaz de fazer muitas coisas”.

10. Não me encontro profissionalmente

No último tópico, foi dito que fazer algo em busca unicamente do retorno financeiro nunca pode dar certo. “Todo mundo quando norteia o caminho profissional tem de ver o que é capaz de fazer o coração amar. Não adianta status e rentabilidade financeira, sem significado”.

.:: Fraternidade e políticas públicas é tema do Redação A12 ao vivo

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.