Santo Padre

5 afirmações do Papa Francisco sobre o consumismo

Escrito por Letícia Dias

15 MAR 2023 - 15H05 (Atualizada em 15 MAR 2023 - 15H58)

Ivan Kruk/ Shutterstock

No dia 15 de março é comemorado o "Dia do Consumidor", que no Brasil integra a “Semana do Consumidor”Leia Mais3 ensinamentos do Papa Francisco para alcançar a felicidade5 mensagens do Papa Francisco para você não desanimar

Neste período você pode
correr o risco de ser atraído pelas promoções e descontos, mesmo sem ter a necessidade de adquirir algum produto ou serviço.  

O
A12 selecionou 5 afirmações do Papa Francisco para que você possa refletir sobre a cultura do consumo em excesso. 

Veja!

  1. “Uma doença séria a do consumismo de hoje! Eu não digo que todos nós fazemos isso, não. Mas o consumismo, o gastar mais do que precisamos, uma falta de austeridade de vida: este é um inimigo da generosidade.” (Homilia na Casa Santa Marta, em 26 de novembro de 2018)

  2. “A cultura do consumismo e do descarte é muito difundida e condiciona muitos dos nossos comportamentos diários, e assim também a cultura do cuidado se expressa em muitas pequenas e grandes escolhas, que cada um é chamado a fazer, dependendo da função que ocupa." (Discurso aos membros da rede de farmacêuticos Apoteca Natura, em 14 de novembro de 2022)

  3. “É preciso pedir ao Senhor “para que nos liberte” daquele mal tão perigoso que é o consumismo, que torna escravos, uma dependência do gastar. [...]É uma doença psiquiátrica.(Homilia na Casa Santa Marta, em 26 de novembro de 2018)

  4. “Para que Jesus nasça em nós, preparemos o coração, rezemos, não nos deixemos levar pelo consumismo. ‘Ah, tenho que comprar presentes, tenho que fazer isto, isto...’ Aquele frenesi de fazer coisas, coisas, coisas... o importante é Jesus. (Angelus, em 20 de dezembro de 2020)

  5. “Numa sociedade frequentemente embriagada de consumo e prazer, de abundância e luxo, de aparência e narcisismo, Ele [Jesus] chama-nos a um comportamento sóbrio, isto é, simples, equilibrado, linear, capaz de individuar e viver o essencial.” ( Homilia da Santa Missa na noite de Natal, em 24 de dezembro de 2015)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...