Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 22 OUT 2018 - 15H04

Dia de São João Paulo II: Conheça 12 curiosidades sobre o papa que gostava de esquiar

Neste dia 22 de outubro é celebrado o Dia de São João Paulo II. O A12 reuniu 11 curiosidades sobre o Papa que teve um dos maiores pontificados da História da Igreja.


beato_karol_wojtyla_jovem

Karol Wojtyla

1 - Antes de ser ordenado padre, Karol foi ator de teatro e jogador de futebol. Também trabalhou numa indústria química e numa mina. Apaixonado por teatro, mesmo quando não participava de algumas peças, fazia questão de acompanhar os ensaios. Em uma ocasião, quando um dos atores desistiu de uma apresentação em cima da hora, o jovem Karol se ofereceu para substituí-lo, afinal já sabia todas as falas. Assim, salvou um grupo inteiro do fiasco que a apresentação poderia ter sido.

2 - Praticou esportes durante muito tempo, como montanhismo, remo e esqui, seu esporte predileto e que continuou praticando até os 73 anos de idade.

 3 - Ao escolher o nome de João Paulo II, o novo papa Karol Wojtyla foi o primeiro papa a escolher o mesmo nome de seus dois antecessores: Paulo VI e João Paulo I. Karol foi eleito papa depois de um dos mais rápidos papados da história da Igreja Católica Apostólica Romana. Seu antecessor, João Paulo I, ocupou o trono de São Pedro por somente um mês. Já seu pontificado durou 27 anos, sendo um dos mais longos da história. Consta que os únicos papas que tiveram pontificado mais duradouro foram Pio IX (31 anos) e São Pedro (34 anos).

Foto de: Arquivo

joao_paulo_ii_grande_mesquita_dos_omiadas_2

João Paulo II na mesquita com o 
infiel Grão-Mufti Ahmad Kuftaro

4 - João Paulo II foi o primeiro papa a rezar em uma mesquita.

5 - Além do polonês e italiano, João Paulo II sabia falar fluentemente inglês, espanhol, francês, português, alemão, russo, ucraniano, grego e latim. Chegou a fazer pronunciamentos em quase 90 línguas.

6 - João Paulo II foi um dos líderes que mais viajou na história, visitando cerca de 130 países e mais de mil cidades. Contados os dias, foi como se tivesse ficado fora do Vaticano durante dois anos e três meses. Estima-se que ele tenha percorrido mais de 1,2 milhão de km ao longo dos anos. É basicamente o mesmo que ir e voltar da Lua três vezes!

Foto de: Divulgação

papa_joao_paulo_ii_acena_para_a_multidao_eua

Papa João Paulo II em Nova York, 
EUA-1979

7 - Escreveu 14 encíclicas, 15 exortações, 11 constituições e 46 cartas apostólicas. Se tudo o que foi escrito por Karol fosse reunido em volumes, existiria o equivalente a 20 bíblias. Durante seu pontificado, escreveu em média 3 mil páginas por ano. 

 

8 - Beatificou 1.340 pessoas e canonizou mais de 450 santos, uma quantidade maior que todos os seus predecessores nos cinco séculos passados. Uma vez, durante uma entrevista, João Paulo II falou sobre o dia mais feliz da sua vida: foi quando canonizou a irmã Faustina como a primeira santa do novo milênio.

9 - Se encontrou com 17,5 milhões de pessoas em 1.164 audiências semanais. Durante seu papado, mais de mil chefes de Estado e de Governo passaram pelo Vaticano. Foi a pessoa mais vista da história da humanidade – estima-se que pelo menos 500 milhões de pessoas já tenham visto João Paulo II de pertinho.

Foto de: CDM - Santuário Nacional

Papa JP2 no Santuario Nacional_arquivo_CDM

João Paulo II em Aparecida (SP), 1980

10 - Ao todo, João Paulo II realizou quatro visitas ao Brasil, sendo três delas oficiais. A primeira visita ocorreu em 1980 quando participou do Congresso Eucarístico Nacional, beatificou José de Anchieta e esteve em Aparecida para consagrar solenemente o Santuário Nacional. Em 1991 na segunda visita João Paulo II foi a Salvador visitar Irmã Dulce e também beatificou Madre Paulina. Na sua terceira passagem pelo Brasil, em 1997, a visita realizou-se por ocasião do II Encontro Mundial com as Famílias, realizado na cidade do Rio de Janeiro.

11 - A beatificação de João Paulo II foi um evento sem precedentes, uma vez que nos últimos mil anos da história da Igreja Católica nenhum papa beatificou seu antecessor.

Foto de: Observatório Romano

bento_xvibeatificacao_joao_paulo_ii

Bento XVI beija relíquia durante 
cerimônia de beatificação 
de João Paulo II 

A beatificação de João Paulo II ocorreu no Vaticano em maio de 2011 numa cerimônia comandada por Bento XVI diante de uma multidão de um milhão de pessoas, poloneses na maioria.

Um dado curioso sobre a beatificação: foi a primeira cerimônia do tipo na história transmitida ao vivo pelo YouTube.

12 - Em 27 de abril de 2014, o Papa Francisco canonizou São João Paulo II no Vaticano. A cerimônia aconteceu na Praça São Pedro e contou com a presença do Papa emérito Bento XVI.

 

11 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.