Por Polyana Gonzaga Em Santo Padre

Ecologia integral: entenda o conceito usado pelo Papa Francisco

“Proponho que nos detenhamos agora a refletir sobre os diferentes elementos de uma ecologia integral... ambiental, econômica e social” (LS, 137-138).

shutterstock
shutterstock


O conceito de
ecologia integral tem sido muito citado na atualidade devido à proximidade do Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco para outubro deste ano. Ecologia integral é citada no ‘Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico’, documento preparatório, feito por uma equipe de assessores e aprovado pelo Vaticano.

Este também é o ponto central da construção teórica da Encíclica “Laudato Si” ” - Louvado Seja - sobre o cuidado com a ‘Nossa Casa Comum’, a ‘Irmã e Mãe Terra’.

Na encíclica, o Papa propõe uma reflexão sobre a relação profunda existente entre todas as criaturas do nosso planeta.

Leia MaisO que é e quem participa do Sínodo para a Amazônia?Proponho que nos detenhamos agora a refletir sobre os diferentes elementos duma ecologia integral, que inclua claramente as dimensões humanas e sociais”. (Laudato Si, 137)

Papa Francisco ressalta que ‘tudo está interligado’: a natureza e a sociedade que a habita. O Pontífice define o termo ecologia com um significado mais profundo de meio ambiente, verde, e desenvolve o termo “ecologia integral”, dando um sentido mais amplo compreendendo as dimensões humanas e sociais.

A ecologia integral nos propõe uma nova maneira de entender a relação entre todas as criaturas do nosso planeta na dimensão ambiental, econômico, social, cultural e vida quotidiana.

“Isto significa que nos desenvolvemos como seres humanos com base em nossos relacionamentos conosco mesmos, com os outros, com a sociedade em geral, com a natureza/meio ambiente e com Deus. ” (Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico, 47)

Inspirado em São Francisco de Assis, o Papa afirma que o santo é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade

“Manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados. (...) Nele se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior. (Laudato Si, 10)

.:: Saiba mais sobre o Sínodo para a Amazônia: A12.com/sinododaamazonia


Fonte:

Instrumentum Laboris - Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral

HUMMES, Cláudio. Sínodo para a Amazônia: São Paulo: Paulus, 2019. Coleção Comunidade e Missão.

w2.vatican.va

Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.