O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira (27), no Vaticano, os participantes do XXV Capítulo Geral da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).
Os trabalhos do Capítulo Geral dos Dehonianos foram guiados pelo lema “Chamados a ser um num mundo em transformação: ‘Para que o mundo creia’ (Jo 17,21)”.
Em seu discurso, o Pontífice se baseou em dois aspectos do tema: ser um e para que o mundo creia. Sobre a unidade, disse:
“É importante lembrar o seguinte: a unidade não é obra nossa, não somos capazes de alcançá-la sozinhos: podemos fazer a nossa parte — e devemos fazê-la — mas precisamos da ajuda de Deus. É Ele quem nos reúne e nos anima, e crescemos mais coesos entre nós quanto mais estamos unidos a Ele”.
Depois, o Santo Padre falou sobre o segundo aspecto: para que o mundo creia:
“A unidade tem essa capacidade de evangelizar. É uma meta desafiadora, diante da qual surgem muitas perguntas. Como ser missionário hoje, numa época complexa, marcada por grandes e múltiplos desafios? Como dizer, nas diversas áreas de apostolado em que vocês trabalham, algo significativo a um mundo que parece ter perdido o coração? Muitas vezes vemos que este mundo parece ter perdido o coração!”
E diretamente aos dehonianos, pediu: “Se quiserem que a comunhão cresça entre vocês, convido-os, em suas decisões capitulares a levar em consideração o valor da vida sacramental, da assiduidade na escuta e na meditação da Palavra de Deus, da centralidade da oração pessoal e comunitária, em particular da adoração, como meios de crescimento pessoal e fraterno e também como 'serviço à Igreja'”.
Pe. Bruno Roque dos Santos, scj, Superior do Distrito Dehoniano do Equador, esteve presente na audiência com o Papa e conversou exclusivamente com o A12 sobre a experiência:
“Nós da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, estamos vivendo uma linda experiência congregacional para todos os presentes e para todos os dehonianos nos mais de 40 países. Estar hoje diante do Papa Francisco foi como ratificar o nosso amor e serviço a Igreja, na construção do Reino do Coração de Jesus”.
:: O que podemos aprender com o Sagrado Coração de Jesus?
Os dehonianos estão em Capítulo Geral desde o dia 16 de junho. Na quinta-feira passada (20), foi reeleito como Superior Geral o Padre Carlos Luís Suárez Codorniú e, na segunda-feira (24), foram eleitos os conselheiros gerais que acompanharão o Superior Geral ao longo de seis anos.
Dos cinco eleitos, dois são brasileiros: Padre Levi dos Anjos Ferreira, scj e Padre Willyans Prado Rapozo, scj.
Fonte: Vatican News
Campanha de Natal da ACN apoia catequistas em regiões precárias
Neste Natal, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre lança uma campanha para arrecadar fundos para ajudar agentes pastorais que vivem em locais precários.
"Só o cristianismo faz sentido", afirma cineasta Martin Scorsese
Martin Scorsese dos maiores diretores da história do cinema afirma “O cristianismo é a única coisa que faz sentido” e faz reflexões sobre religião, Deus e fé
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.