O Papa Francisco, nesta quarta-feira (8), aceitou uma renúncia e fez cinco nomeações para a Igreja no Brasil.
No Amazonas, o Pontífice aceitou a renúncia da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, apresentada por Dom Edson Tasquetto Damian, por motivo de idade, conforme prevê o Código Canônico.
Com isso, Francisco nomeou o Pe. Raimundo Vanthuy Neto como novo bispo do terceiro maior município brasileiro em extensão territorial, localizado na fronteira com a Colômbia e a Venezuela.
O Papa também nomeou bispo da vacante Diocese da cidade litorânea de Parnaíba, no Piauí, Dom Edivalter Andrade, transferindo-o da Diocese de Floriano, no mesmo estado. A Diocese de Parnaíba estava vacante desde a transferência de Dom Juarez de Souza da Silva para a Arquidiocese de Teresina, em janeiro deste ano.
O Santo Padre, atendendo à solicitação do Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, nomeou um novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus (AM). Foi escolhido o Pe. Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, atualmente pároco da Catedral.
Francisco também acolheu a solicitação do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, de poder contar com a colaboração de um auxiliar. Assim, nomeou o Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, do clero da Diocese de Caicó (RN), como bispo titular de “Fata” e auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.
O Papa Francisco ainda acolheu o pedido do arcebispo de Maceió (AL), Dom Antônio Muniz Fernandes, para poder contar com a colaboração de um coadjutor. O eleito pelo Papa foi Dom Carlos Alberto Breis Pereira, atualmente bispo da Diocese de Juazeiro (BA).
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...