O Papa Francisco, na Audiência Geral, refletiu a terceira virtude teologal, a caridade. Antes, o Santo Padre catequizou sobre a fé e a esperança e, nesta quarta-feira (15) afirma que a caridade é a maior delas, inspirado nas palavras de São Paulo aos Coríntios.
O Santo Padre recorda que os cristãos de Corinto eram bastante briguentos: havia divisões internas, aqueles que afirmam ter sempre razão e não ouvem os outros, considerando-os inferiores. Paulo lembra a essas pessoas que a ciência incha, enquanto a caridade constrói.
“Provavelmente todos estavam convencidos de que eram boas pessoas e, se questionados sobre o amor, teriam respondido que o amor era certamente um valor importante para eles, assim como a amizade e a família. Ainda hoje, o amor está na boca de muitos “influenciadores” e nos refrões de muitas músicas, mas de fato, o que é o verdadeiro amor?”
Diante desse modo de agir, confusões a respeito do amor são grandes, principalmente nos tempos atuais e, sem amor, não há vestígio da caridade.
“A caridade é o amor que desce, não aquele que sobe; é o amor que doa, não o que toma; é o amor que se esconde, e não o que busca aparecer. A caridade é, enfim, a maior forma de amor, que tem sua origem em Deus e a Ele se dirige, que nos torna capazes de amá-Lo, de sermos Seus amigos, e que nos permite amar o próximo como Deus o ama.”
E para exemplificar o que é ser teologal, ou seja, que vem de Deus e é obra do Espírito Santo em nós, o Papa certificou-se de afirmar que o amor deve vir da caridade por causa de Cristo.
“É um amor tão ousado que parece quase impossível, e mesmo assim é a única coisa que restará de nós. É a 'porta estreita' pela qual passar para entrar no Reino de Deus. Ao entardecer de nossa vida, não seremos julgados sobre o amor de forma genérica, mas sobre a caridade que praticamos, ou seja, o amor que realizamos de modo concreto”, concluiu.
Aprenda com o Papa Francisco as virtudes teologais das últimas quartas-feiras:
:: “O mundo necessita de esperança”, clama Papa Francisco
:: Francisco ensina como devemos viver a fé, a esperança e a caridade
Fonte: Vatican News
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.