O Papa Leão XIV enviou, nesta quinta-feira (10), uma mensagem especial aos fiéis que participam da 233ª edição do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. A celebração, considerada uma das maiores expressões de fé mariana do mundo, acontece no segundo domingo de outubro e neste ano traz o tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a Criação”.
Em sua mensagem, o Santo Padre expressou profunda comunhão espiritual com o povo paraense e com os devotos de Nossa Senhora de Nazaré espalhados pelo Brasil. “Sua Santidade envia uma cordial saudação a todos os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré que recorrem à Santa Mãe de Deus com afeto e confiança, colocando-se sob o maternal amparo da Senhora da Berlinda”, diz o texto transmitido pela Nunciatura Apostólica no Brasil.
O Papa ressaltou ainda a importância da preparação espiritual do Círio, marcada pela “oração do Santo Rosário e pela meditação da Palavra de Deus”, práticas que unem milhares de famílias. “O Santo Padre de bom grado une-se a todos que elevam à Virgem Mãe Amorosa a mais sincera expressão de devoção, comprometidos com o cuidado da nossa Casa Comum e suplicando o dom da paz para todo o mundo”, acrescenta a mensagem.
Leão XIV reforçou, em suas palavras, o desejo de que o amor mariano inspire atitudes de solidariedade e proteção da natureza. “O Papa quer se associar às manifestações religiosas do povo paraense em homenagem à Rainha da Amazônia, implorando abundantes graças e favores celestiais sobre todos os devotos que buscam honrar cada vez mais a Mãe e Rainha de toda a Criação”, completa o comunicado assinado pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.
O Círio de Nazaré promete reunir milhões de fiéis nas ruas de Belém. A procissão principal acontecerá no domingo, 12 de outubro de 2025, com o tradicional trajeto da Basílica Santuário de Nazaré até a Catedral Metropolitana de Belém, acompanhada pela imagem da Virgem na berlinda, símbolo de esperança e proteção para o povo amazônico.
:: O A12 já esteve nesta bela festa e mostrou o resultado neste documentário. Assista!
Bicentenário de Acordo Brasil–Santa Sé mobiliza Conselho da CNBB
Reunião em Brasília trata da Assembleia Geral, projetos pastorais e celebra o bicentenário das relações diplomáticas com a Santa Sé.
É possível amar a Deus e dizer-se ateu? Papa explica!
Papa responde a um homem que se diz ateu e levanta uma questão central sobre fé, dúvida e a busca por Deus no mundo atual.
Sem um coração capaz de silenciar, como viver a Sinodalidade?
Silenciar o barulho externo nos ajuda a refletir e escutar a Deus com mais clareza. Mas será que todos conseguimos realmente fazer silêncio para ouvir o próximo e a Deus?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.