O Papa Leão XIV será homenageado com a Medalha da Liberdade, concedida pelo Centro Nacional da Constituição. A cerimônia ocorrerá em 3 de julho, na Filadélfia, véspera dos 250 anos da independência dos Estados Unidos.
O prêmio reconhece a atuação do Pontífice na defesa da liberdade religiosa, de consciência e de expressão. Esses valores estão presentes na Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, marco da tradição democrática norte-americana.
O Papa participará por meio de transmissão ao vivo a partir do Vaticano, onde fará seu discurso de aceitação. Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o Pontífice recebeu a notícia com gratidão.
Ele destacou que o reconhecimento ocorre:
“Por este prestigioso reconhecimento, em uma ocasião tão significativa para o povo estadunidense, chamado a refletir sobre os 250 anos de sua própria história, preservando a Declaração de Independência, a Constituição dos Estados Unidos e a liberdade como marcas distintivas de sua herança para as futuras gerações”.
O Centro Nacional da Constituição ressaltou o empenho do Papa no diálogo inter-religioso e ecumênico. Em nota oficial, afirmou: “Sua ação reflete uma visão moral mais ampla que considera a liberdade religiosa não como um direito abstrato, mas como uma expressão concreta da dignidade humana, especialmente para as comunidades marginalizadas, incluindo as minorias religiosas e aqueles afetados por conflitos”.
Criada em 1988, durante o bicentenário da Constituição dos Estados Unidos, a Medalha da Liberdade é entregue anualmente. O reconhecimento destaca pessoas e organizações que promovem a liberdade em nível global.
Com sede na Filadélfia, o Centro Nacional da Constituição reúne visitantes de diversas partes do mundo. O objetivo é incentivar o conhecimento e o debate sobre os princípios de liberdade presentes na Constituição norte-americana.
add_box Acompanhe as principais notícias do Santo Padre
Fonte: Vatican News
Angelus: libertar o coração para as coisas que não passam
Diante do Evangelho de Lázaro, o Papa Leão XIV incentiva fiéis a romper com tudo o que aprisiona o coração como o materialismo, o egoísmo e a superficialidade.
Domingo com o Senhor: onde está Deus diante do sofrimento?
No Evangelho do 5º Domingo da Quaresma, aprendemos que diante do silêncio da morte, Deus se faz presente e nos convida a sair da desesperança para a vida nova.
Reunião avalia ações pastorais e operacionais do CELAM
Reunião do Comitê Pastoral do CELAM avalia o Plano Global 2023-2027 e define prioridades para fortalecer a sinergia pastoral na América Latina e no Caribe.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.