Por Redação A12 Em Santo Padre

Parábola do Bom Pastor deve desafiar cristãos, diz Papa na catequese

O Papa criticou hoje (04) no Vaticano a “cultura do descarte” que domina o mundo, desafiando os cristãos a contrariarem o contexto atual através da proximidade para com os mais “abandonados”.

Papa catequese do dia 04 de maio de 2016

Na catequese semanal desta quarta-feira com os peregrinos, na Praça de São Pedro, Francisco salientou que uma comunidade cristã “não pode viver fechada” em sim mesma, pois assim a sua ação não produz quaisquer frutos.

“Como vivemos a nossa fé?”, questionou o Papa argentino, indicando que o cristão deste tempo tem de ser à imagem da parábola do Bom Pastor, “que deixou 99 ovelhas sozinhas no deserto para ir à procura de uma que estava perdida”.

“Deus não se resigna a perder nem uma só pessoa (…) mesmo diante da escolha entre 99 e uma, ele vai em busca desta, porque é aquela que mais precisa, que está mais sozinha, descartada”, salientou.

“O agir de Deus é aquele de quem vai em busca dos filhos perdidos para depois festejar e rejubilar o reencontro junto com todos”, acrescentou. 

Para Francisco, a parábola do Bom Pastor tem hoje de continuar a desafiar os cristãos, que “em vez de bloquearem-se num curral” ou de deterem-se na sua condição de “justos”, devem sair em busca de quem está perdido, mesmo de quem por algum motivo deixou de aparecer na comunidade ou foi apontado como pecador.

Porque Deus também “se fazia próximo dos pecadores”, ainda que para “escândalo dos doutores da lei”.

“Nada nem ninguém pode desviar Deus do seu caminho de salvação para todos”, frisou o Papa, que concluiu a sua intervenção incentivando os cristãos a não perderem nunca o seu “impulso missionário” e a prática da misericórdia.

“Encontrar quem se perdeu é a alegria do pastor e de Deus, mas deve ser também a alegria de todo o rebanho”, completou.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.