Por Redação A12 Em Santo Padre

Saiba qual intenção de oração do Papa Francisco para maio


Shutterstock
Shutterstock

Leia MaisLeigos são chamados a um “agir cristão” em um mundo feridoProtagonismo dos leigos: Dom Severino Clasen fala sobre o Ano do Laicato O Santo Padre Papa Francisco, reza neste mês de maio, para que os leigos realizem com criatividade a sua missão específica. Nesta data, a primeira questão a estarmos atentos é o significado de “específica”. É importante se dar conta de que há um mal-entendido de base quando se fala da missão dos leigos.

O que deve ser colocado de forma clara é que ser leigo é ser leigo, não é ser um substituto do padre. Ser leigo é ter um emprego em contexto de trabalho na e para a sociedade; é ter responsabilidades sociais e políticas; é ser agente econômico; é ser pai, mãe, avô, neto, amigo... E, incluindo tudo isto, é ser membro da Igreja, parte do corpo místico de Cristo.

A intenção deste mês enriquece esta missão específica com o termo “criatividade”. É, de fato, muito importante que se superem os modelos tradicionais de missão laical, conferindo-lhes a sua real dimensão. A sua participação na vida da Igreja é ponto de partida para a vida concreta de todos os dias, não é um ponto de chegada. A pastoral para os leigos e com os leigos terá que ter esse horizonte, apontar para os desafios do mundo concreto e deixar que o Evangelho tenha eco fora da Igreja e não apenas dentro. Este mês pode ser uma ocasião muito particular para motivar os leigos das comunidades cristãs a encontrarem formas criativas de falar do Evangelho com palavras, obras e atitudes nos seus contextos de trabalho, na sua família e nas suas responsabilidades.

Intenção

Pela evangelização: A missão dos leigos

Para que os fiéis leigos realizem a sua missão específica colocando a sua criatividade ao serviço dos desafios do mundo atual.


Fonte: Apostolado da Oração/Portugal

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.