Santuário Nacional

Dom Damasceno celebra a missa do Dia Mundial dos Pobres no Santuário Nacional

Neste domingo, a Casa da Mãe também recebeu a Romaria das Congregações Marianas do Brasil

Escrito por Lais Silva

13 NOV 2022 - 13H08 (Atualizada em 16 NOV 2022 - 09H38)

Aparecida Ao Vivo / Reprodução

O Santuário Nacional de Aparecida recebeu neste domingo, 13 de novembro, a Romaria anual das Congregações Marianas do Brasil, grupo de federações e coordenações estaduais de todo o Brasil, que se reúnem uma vez por ano na Casa da Mãe.

A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, animada pelo Missionário Redentorista, Irmão Carlos José da Cunha e concelebrada por demais sacerdotes presentes o Altar Central.Leia MaisDia Mundial dos Pobres: a necessidade da partilha

Este é o 33º domingo do Tempo Comum, penúltimo domingo do ano litúrgico que se encerra no próximo domingo com a solenidade do Cristo Rei, e hoje também a Igreja celebra o 6º Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, que neste ano tem como tema: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9).

No inicio da celebração, Irmão Carlos falou que o Evangelho nos fala que o triunfo de Cristo não é sobre os inimigos, mas sobre o caminho que percorreu obediente ao Pai até sua morte de Cruz. Seguindo a Palavra de Deus, em sua reflexão, dom Raymundo iniciou falando para olharmos para o futuro, “para o dia do Senhor, dia em que Deus restabelecerá a justiça, punindo os que praticam o mal e premiando os justos os que praticam o bem”.

“Queridos irmãos e irmãs, nós não sabemos quando será o fim do mundo, só Deus conhece o dia e a hora do final dos tempos. Enquanto aguardamos na esperança a vinda de Cristo Salvador é preciso perseverar no trabalho e no amor, para deixar este mundo mais belo do que nós encontramos ao nascer.

Ao passar por este mundo devemos deixar uma marca, tornar esse mundo melhor, para podermos deixar para gerações futuras uma qualidade de vida melhor, pela preservação do meio ambiente e pelo cuidado da natureza, a nossa Casa Comum”.

O arcebispo também falou sobre o Dia Mundial dos Pobres, lembrando que devemos olhar aos nossos irmãos com amor e sermos mais parecidos com Jesus.

A pobreza de Cristo torna-nos ricos, estamos para quase iniciar o tempo do Advento, tempo em preparação para o Natal, celebração do mistério da encarnação da segunda pessoa da Santíssima Trindade, o verbo de Deus que assume nossa natureza humana para se fazer semelhante a nós em tudo, menos no pecado”.

E completou:

“Ele veio para nos salvar, nos mostrar o caminho a seguir na nossa vida para podermos alcançar a meta pela qual estamos destinados, isto é, gozar eternamente da presença de Deus. Portanto Jesus ao encarnar-se no seio de Maria por obra do Espírito Santo ele se fez pobre por nós, sendo de condição divina ele não guardou para si esta condição, mas pelo contrário, veio até nós, tornou-se semelhante a nós, fez-se pobre para justamente iluminar a nossa vida, para nos transformar, nos elevar a dignidade de filhos e filhas de Deus”.

Dom Raymundo Damasceno ainda finalizou sua reflexão, lembrando que o Amor de Cristo vai ao encontro de todos.

“A riqueza de Jesus é seu amor, que não se fecha a ninguém, mas vai ao encontro de todos”.

Romaria da Congregação Mariana do Brasil

As Congregações Marianas foram fundadas 1553 na Itália e existem no Brasil desde o período colonial, difundidas por São José Anchieta e implantadas em várias dioceses.

Os membros das Congregações encerraram sua assembleia geral anual, no sábado, dia 12d e vieram em sua tradicional peregrinação anual ao Santuário Nacional, pois Aparecida é a sede da Confederação dos Congregados Marianos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.