XIV Romaria Nacional

Terço dos Homens: 'Caminhar com Maria, para viver e crescer em comunidade'


Reveja as celebrações da XIV Romaria

DIA 18 SEXTA

Procissão e Missa de Abertura

Gratidão! Esse foi o sentimento do início da XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens.

E não poderia ser diferente. Após um ano sem a presença física na Casa da Mãe, os homens do terço foram acolhidos na Basílica Histórica da Mãe Aparecida pelos Missionários Redentoristas Padre José Luís Queimado e Irmão Alan Zuccherato. Em seguida, caminharam em uma Procissão Luminosa pela Passarela da Fé até o Santuário Nacional.

Na chegada à Casa da Mãe, os homens foram recepcionados no Altar Central do Santuário pelo idealizador da Romaria do Terço dos Homens, Irmão Viveiros, C.Ss.R.

A Missa de Abertura das 20h30 foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira.

É uma grande emoção sentir que podemos recomeçar pouco a pouco essa grande Romaria do Terço dos Homens no Santuário Nacional. Com todo o cuidado vamos voltar. Tenho uma emoção em poder recomeçar”, disse Dom Gil.

Com o tema ‘Terço dos Homens: caminhar com Maria para viver e crescer em comunidade’, a primeira celebração da Romaria de 2022 reuniu os homens presencialmente no Santuário e também virtualmente pela Rede Aparecida de Comunicação, já que o movimento desse ano é híbrido ainda em razão da pandemia.

Homilia

Em sua homilia, Dom Gil Antônio memorou a importância do Terço dos Homens para a vivência em comunidade.

A oração do Terço dos Homens é uma oração de comunidade. Nós devemos levar essa união do terço para a comunidade. Jesus nos ensinou a viver com amor. Quem não vive com amor, não vive em comunidade”.

E citou Papa João Paulo II. “O amor une o que é diferente. A Romaria é um convite a meditarmos sobre a responsabilidade de cada um de nós em formar uma comunidade de fé”, disse o Arcebispo.

Enfatizou também um pedido para o fim da pandemia.

Iniciemos nossa Romaria fazendo um pedido especial para que essa Pandemia desapareça”, pediu Dom Gil.

Sobre o início dessa, que é a maior Romaria do Santuário Nacional, o Bispo referencial para o Terço dos Homens falou da importância do movimento.

O terço é uma contemplação do rosto de Cristo. Quem reza o terço está com os olhos fixos em Jesus. Como os olhos de Maria estiveram sempre fixo em Cristo. Então quem está com os olhos em Jesus, sabe viver, sabe enfrentar os problemas, sabe enfrentar as tragédias.

O mundo é feito de fragilidades. Para enfrentar qualquer tragédia, seja da natureza, seja da vida, seja da família, a melhor situação é estar com Cristo. E o Terço nos leva para Jesus.”, refletiu.

Para finalizar, Dom Gil fez um apelo de oração ao povo de Petrópolis, que vem sofrendo com as fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro:

Finalizo pedindo uma oração ao povo de Petrópolis, que sofre com uma tragédia, pessoas que perderam tudo, situação muito difícil. Peço para colocarmos em nossas intenções e nos dispormos a ajuda-los da maneira que nós pudermos”, finalizou Dom Gil Antônio.

Mensagem para os Homens do Terço

Na Sacristia do Santuário Nacional, momentos antes do início da Missa de Abertura da XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens, Dom Gil mandou uma mensagem especial para os homens que participam do movimento.

Queridos homens do Terço! Venham para Aparecida ou presencialmente ou virtualmente. Sempre com o terço na mão, sempre com amor no coração, sempre com os olhos em cristo. Vamos para frente porque Deus espera de nós isso. Deus quer nos favorecer com as bênçãos que são próprias de quem reza o rosário”, disse Dom Gil.

Thiago Leon
Thiago Leon
DIA 19 SÁBADO

Missa Solene

Casa cheia, muitas expressões de fé e emoção. Assim está sendo esse segundo dia de celebrações da XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens. Depois de um ano com a Romaria no formato virtual, o Santuário de Aparecida acolhe os homens do terço para esse momento de ação de graças pela intercessão de Nossa Senhora a Deus.

A primeira celebração do dia, em torno do Altar Central, às 9h, foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e concelebrada por muitos sacerdotes, entre eles, o reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo, o arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira e o compositor e intérprete do Terço dos Homens, padre Antônio Maria.

Homilia

Nesta segunda celebração eucarística da programação da Romaria, Dom Gil ressaltou a alegria de se reunir presencialmente na Casa da Mãe Aparecida, para refletir o tema ‘Caminhar com Maria, para viver e crescer em comunidade’.

Como é bom a gente estar aqui outra vez, como é bom estar aqui em Aparecida”, celebrou.

Refletindo as leituras do dia, chamou atenção para o olhar de Maria, que está sempre em Jesus, afirmando que assim deve ser também o homem do Terço, “olhar sempre para Jesus, pois ele nos ensina que os sofrimentos passam, que a vitória virá e que a vida não termina aqui”.

Ressaltou ainda a importância de viver em comunidade destacando a necessidade de ter atenção com a maledicência. “Homens do terço não falam da vida alheia. Está é a lição da nossa XIV Romaria, o homem do terço cuida da sua comunidade, porque uma palavra mal falada pode destruir uma comunidade”, explicou.

Mensagem do reitor

Padre Eduardo Catalfo também deixou sua mensagem aos grupos do terço enaltecendo que a principal missão dos homens está em sua casa, na sua família.

A oração cotidiana, a oração diária do terço deve fazer com que as nossas famílias se transformem. Se transformem com a graça de Deus através de mais diálogo, carinho e ternura com a esposa e os filhos. Vamos fazer com que a nossa casa, a nossa família seja de fato a melhor família do mundo, a melhor casa do mundo”, incentivou.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral

Terço e Consagração

Fé, devoção e gratidão. Essas são três palavras que definem a XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens.

Após um ano sem acontecer de forma presencial no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, os homens do Terço retornam à Casa da Mãe, para viver momentos de fé e oração.

“Caminhar com Maria para crescer em comunidade”, este é o tema da Romaria deste ano, que traz junto o lema: “Na casa da Mãe renovamos o compromisso missionário”. E na tarde deste sábado, o Pe. Mauro Vilela fez um momento de reflexão sobre o tema.

“O que significa caminhar com Maria? Nós todos que pertencemos ao movimento Terço dos Homens, nós que somos homens do terço, o somos, porque somos devotos de Nossa Senhora”, explicou.

E para reforçar a missão dos homens do terço em renovar o compromisso missionário, ele diz que o homem que vive a fé e cresce em comunidade, deve anunciar o Evangelho para todas as pessoas.

Jesus ressuscitado olha para os discípulos e diz:  'Ide pelo mundo inteiro e anuncie o evangelho a todas as pessoas'. Que você como homem do terço tenha coragem de ser como esses apóstolos. Você é apóstolo, você é missionário, você é devoto, você vive e cresce em comunidade. Que você possa anunciar o Evangelho de Jesus. E como vamos anunciar o Evangelho de Jesus? Dando testemunho”, afirmou.

E os homens que estão no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, não escondem sua fé e compartilham seus testemunhos. Cleber Donizete, da cidade de Andradas, está com os amigos na romaria e conta que já participa do Terço dos Homens há cinco anos e afirma que o movimento transformou sua vida.

Na hora mais difícil eu fui convidado a participar do Terço dos Homens. Eu estava com uma depressão muito grande com a perca da minha mãe e a convite de um amigo, eu fui chamado para participar e a partir daquele momento, minha vida foi transformada”, contou.

“Nós queremos que o Brasil inteiro sinta a vibração, a pulsação do coração dos homens, a vibração dos homens à casa da Mãe Aparecida”.

Assim Irmão Viveiros, idealizador da Romaria do Terço dos Homens, iniciou a celebração do Terço Solene na tarde deste sábado, um momento muito aguardado pelos homens presentes.

“Que hoje possamos sair dessa Romaria, desse Santuário, transformados e renovados em nosso compromisso com Cristo de fazer conhecer seu Reino em nosso meio, em nossa comunidade e em nosso grupo de Terço dos Homens”, disse.

Antes da Consagração, realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, foi realizado o tão aguardado sorteio da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Em 2020 a imagem percorreu as comunidades da Diocese de Jundiaí - SP, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na região central de Cajamar. No último ano, devido à pandemia não teve sorteio, e neste ano a imagem vai para a Diocese de Luz – MG, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A programação da Romaria do Terço dos Homens segue no período da noite com a Oração que Transforma e no domingo pela manhã no Altar Central do Santuário com a "Escola de Maria com o tema" e a Missa de Envio, além do programação especial da TV Aparecida com o programa Terra da Padroeira. 

Matheus Marcon
Matheus Marcon
DIA 20 DOMINGO

Missa de Envio

Para encerrar a programação da XIV Romaria do Terço dos Homens no Santuário de Aparecida, os homens devotos se reuniram mais uma vez neste domingo (20), em torno do Altar Central, para a Missa de Envio.

A celebração aconteceu às 8h, e foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e concelebrada pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial do Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira.

arrow_forward Acesse aqui para conferir alguns testemunhos de fé dos homens do terço

Talita Galvão

A12.com/tercodoshomens

A12.com/tercodoshomens

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.