Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R. Em Santuários Atualizada em 09 MAR 2020 - 10H47

Santuário das Almas: com Cristo a morte jamais vencerá!

Quem passa na movimentada Avenida Cruzeiro do Sul, próximo ao Rio Tietê, pode não perceber que ali, numa travessa, na Rua Guaporé, existe um silencioso e sagrado Santuário dedicado às Almas.

santuario_das_almas_nova_foto

O titular da Igreja, erigida em 1939 sob a proteção de São Sebastião, passou a ser, em 1954 o Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas, devoção popular enraizada na espiritualidade dos Missionários do Sagrado Coração, responsáveis desde sempre pelo santuário!

O Santuário das Almas, como ficou conhecido, tem sido um bálsamo cotidiano para aqueles que por ali passam e entram para rezar. Sua vocação primeira, a de acolher pedidos pelo descanso do que já partiram, na verdade se estende entre os que ainda vivem, e mais do que os mortos, ali, no silêncio e na oração, quem recebe bênçãos são os que ainda peregrinam nesse mundo.

Para quem chega ao Santuário salta aos olhos os as lajotas nas paredes. São muitas essas peças afixadas nas paredes, quase incontáveis, cada uma carregando, simbolicamente, a vida de alguém que foi amado nesse mundo e que recomendamos ao coração de Jesus.

 

O Santuário das Almas torna-se assim um relicário sagrado de recordações e lembranças.

Nomes e datas, de nascimento e falecimento, ilustram as paredes da igreja, como que formando um imenso quebra-cabeça espiritual, onde o mais importante é a fé na Ressurreição! Curiosos encontram ali nomes de pessoas falecidas há muitas décadas, e outros, recentemente sepultados.

O Santuário das Almas torna-se assim um relicário sagrado de recordações e lembranças, e a cada missa celebrada, a graça de Deus envolve os vivos e os que já morreram!

 

Santuario das Almas

Seis missas são realizadas semanalmente
em sufrágio das almas do purgatório.

Conforme tradição da Igreja, as segundas-feiras são os dias de maior movimento no Santuário. São seis missas rezadas semanalmente em sufrágio das almas do purgatório. O Santuário abre as portas diariamente às 6h45 da manhã e encerra as atividades com a última missa, às 19 horas.

Ao fiel que queira ser atendido em confissão basta procurar a secretaria, e há sempre um padre de plantão para este acolhimento espiritual, o que mostra a preocupação do Santuário das Almas com os que vivem, tanto quanto sua dedicação e atenção àqueles que já faleceram. Desnecessário dizer que no dia de Finados a movimentação por ali é intensa, com missas o dia todo e um local especial para o peregrino que queira acender sua vela e fazer sua oração!

Segundo o reitor do Santuário, o padre Valmir Teixeira, “a mensagem principal do Santuário das Almas é que a vida não termina com a morte. Através da palavra de Deus, procuramos fortalecer a esperança na ressurreição dos mortos. Portanto, a morte é a passagem para a vida eterna. Aqui apresentamos a mensagem do coração misericordioso de Jesus. Jesus com seu coração aberto está sempre pronto a acolher aqueles que o procuram”.

A Igreja Católica sempre devotou aos fiéis defuntos um carinho e atenção especial. Mais do que um amparo humano, a Igreja acredita que a oração pelos que já morreram auxilia na remissão dos pecados e na purificação da alma dos falecidos.

De acordo com o 1º Livro dos Macabeus 12, 38-45 “é santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados”. A esta relação entre vivos e mortos a Igreja chama de comunhão dos santos!

Saiba mais no www.santuariodasalmas.com.br

Programação do Dia de Finados – O Santuário das Almas preparou uma programação extensa para o dia de Finados, que terá início às 6h com a primeira Celebração Eucarística.

De hora em hora haverá uma missa. Haverá bênçãos individuais, a partir das 7h da manhã, conferidas pelos Religiosos Missionários do Sagrado Coração.

Durante o dia os sacerdotes estarão ministrando o Sacramento da Penitência por meio das confissões individuais.

Horários de missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h30.

 
 

Colunista - Padre Evaldo César

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...