Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R. Em Santuários Atualizada em 18 MAR 2019 - 15H36

Santuário de Santa Bernadete em Nevers: simplicidade e aconchego!

Bernadete era jovem, de família muito pobre, quando no dia 11 de fevereiro de 1858 teve a graça de ter visões de Nossa Senhora, que a ela se apresentou como a “Imaculada Conceição”. Ali, buscando lenha nas proximidades da gruta de “Massabielle” (a gruta de pedra suja) Bernadete foi surpreendida pela presença amorosa da Mãe de Jesus, e durante algum tempo, até julho daquele ano, mesmo diante da incredulidade de todos, Bernadete seguiu confiante na presença de Maria. Foram 18 aparições no mesmo local. Para marcar sua presença e bênçãos, Nossa Senhora fez brotar da rocha uma fonte de água, que ainda hoje corre da pedra. A água da Gruta de Lourdes logo se revelou capaz de curar corações machucados, pelas enfermidades físicas e espirituais. 

Foto de: Santuário de Nevers. 

Vista do convento e igreja de Santa Bernadete em Nevers

Vista do Santuário de Santa Bernadette de 
Soubirous, em Nevers, na França. 

Mas a fama de Bernadete cresceu demasiadamente, e para evitar que o cansaço e a presença de muitos curiosos maculassem a saúde da jovem, Bernadete recebeu licença e apoio da Igreja para refugiar-se e descansar. Foi aceita como pensionista indigente pelas Irmãs da Caridade em Nevers, cidade distante de Lourdes. Ali aprendeu a ler e a escrever e foi com sua próprio letra que em 1861 escreveu o primeiro relato de suas experiências místicas. Ali fez-se religiosa, enfermeira dos mais pobres e faleceu com ares de santidade no dia 16 de abril de 1879. Tinha 35 anos. 

A presença de Bernadete em Nevers é marcada especialmente pelo seu corpo, venerado com devoção pelos fiéis católicos de todo mundo. Além da capela, simples, mas muito aconchegante, Nevers ainda oferece ao visitante um centro de documentação sobre a vida de Santa Bernadete e no convento das Irmãs da Caridade é possível também fazer as refeições. O ambiente limpo, agradável e cheio de presença de Deus é um convite à oração, especialmente se sentar diante da réplica da Gruta de Lourdes, nos quintais do Convento, e deixar que nosso espírito sinta todo o amor que Nossa Senhora teve e tem pelos mais simples e pequeninos. Bernadete e Nevers carregam a marca da pequenez usada por Deus para revelar-se amorosamente aos que se arvoram demais em suas grandezas!

Conheça o site deste santuário. 

Colunista_padre_evaldo

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.