A Solenidade de Corpus Christi, celebrada em 2025 no dia 19 de junho, exalta a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, que é um dos sacramentos centrais da fé católica.
A festividade tem como objetivo reafirmar, de maneira pública, nas tradicionais procissões pelas ruas, a fé dos fiéis na presença viva de Cristo no Santíssimo Sacramento.
Além do Corpus Christi, tradicionalmente às quintas-feiras a Igreja Católica promove a adoração ao Santíssimo Sacramento. Nesse sentido, há uma ligação com a Quinta-Feira Santa, quando a Igreja faz a memória da instituição do Sacerdócio e da Sagrada Eucaristia, recordando a Última Ceia de Jesus.
::. LEIA MAIS: Quinta-feira é dia de adoração ao Santíssimo. Entenda o porquê
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 2096, “A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso”.
Por este motivo, é importante que todo cristão católico participe de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Esse momento de fé não exige obrigatoriamente uma oração falada. Pode acontecer simplesmente colocando-se diante do Senhor, em um sentimento de amor profundo e de adoração. E é possível ter esse momento de devoção e adoração durante todo o ano, em qualquer dia.
Por todo o Brasil, existem santuários que ofertam a possibilidade desse momento com o Jesus Eucarístico o ano todo, todos os dias da semana, 24 horas por dia. São os Santuários de Adoração Perpétua.
Destacamos três igrejas que funcionam nesses moldes, confira:
Capela das Sacramentinas, em Taubaté (SP)
Localizada na região central de Taubaté, a capela faz parte da Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento da Adoração Perpétua.
A irmandade, fundada em 1939, é inteiramente dedicada ao Culto Solene, Perpétuo e Público da Adoração ao Santíssimo Sacramento.
As religiosas se revezam durante todas as horas do dia e da noite em suas horas de adoração.
Na capela existem também as horas de oração comunitária: a Santa Missa diária, o Ofício Divino, a Liturgia das Horas, cantado em Coro diante do Santíssimo Sacramento Solenemente Exposto, a reza do Terço de Nossa Senhora e outras orações de devoção.
A capela fica na Rua Conselheiro Moreira de Barros, 258, centro de Taubaté. Fica aberta diariamente das 6h00 da manhã às 18h00, sendo que aos domingos é aberta às 7h.
A Santa Missa diária é aberta aos visitantes e acontece de terça a sábado às 7h; aos domingos às 8h30 da manhã; e às segundas-feiras às 17h.
SAIBA MAIS: sacramentinastaubate.org.br
Igreja de Sant"Ana, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro
Carrega o simbolismo de ser o primeiro Santuário de Adoração Perpétua do Brasil, fundado em 1926. Com mais de 99 anos de história, abriga a Obra de Adoração Perpétua, fundada por Dom Sebastião Leme Silveira Cintra.
A Igreja de Sant’Ana guarda relíquias e símbolos que se misturam com a própria história da capital fluminense. No local está um dos maiores ostensórios do mundo, com mais de dois metros de altura para abrigar o Santíssimo.
O santuário fica na Praça Cardeal Leme, 11, no Centro do Rio de Janeiro. É aberta à visitação do público das 6h às 18h.
As Missas são realizadas de terça à sábado às 6h, 8h e 18h; aos domingos às 6h, 8h, 10h e 18h; e às segundas-feiras às 6h e 18h.
Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, em São Paulo
Desde 2009, após ampla reforma, está aberta ao público e é a única igreja aberta 24 horas na cidade, sempre com o Santíssimo Sacramento exposto e contando com devotos que se revezam em orações no local.
A iniciativa surgiu quando os fundadores da Comunidade Aliança de Misericórdia, Padre João Henrique Porcu e Antonello Cadeddu, manifestaram ao Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, o desejo de terem um lugar na cidade aberto dia e noite para que as pessoas pudessem adorar a Jesus Sacramentado.
Por conta da sua localização, na região mais antiga de São Paulo, conta a história que em frente à igreja passavam pessoas que eram condenadas à forca – quando essa prática ainda vigorava no Brasil.
O pelourinho ficava na região do bairro da Liberdade, zona central de São Paulo. Sendo assim, era permitido que os condenados entrassem na igreja para clamarem à Nossa Senhora que tivessem uma boa morte.
O santuário fica na Rua Do Carmo, 202, no centro de São Paulo.
As Missas acontecem de segunda a quarta-feira às 18h; quintas-feiras às 18h e 19h30; sextas-feiras às 12h e 18h; sábados às 17h30; e domingos às 9h e 18h.
::. LEIA MAIS: Conheça outros santuários de Adoração Perpétua pelo Brasil
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.