Santuários

Você conhece um Santuário de Adoração Perpétua?

Apresentamos três templos conhecidos por proporcionar aos devotos a adoração ao Santíssimo durante todo o ano

Escrito por Ronaldo Casarin

17 JUN 2025 - 13H08 (Atualizada em 19 JUN 2025 - 08H02)

Sidney de Almeida/ shutterstock

A Solenidade de Corpus Christi, celebrada em 2025 no dia 19 de junho, exalta a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, que é um dos sacramentos centrais da fé católica.

A festividade tem como objetivo reafirmar, de maneira pública, nas tradicionais procissões pelas ruas, a fé dos fiéis na presença viva de Cristo no Santíssimo Sacramento.

Além do Corpus Christi, tradicionalmente às quintas-feiras a Igreja Católica promove a adoração ao Santíssimo Sacramento. Nesse sentido, há uma ligação com a Quinta-Feira Santa, quando a Igreja faz a memória da instituição do Sacerdócio e da Sagrada Eucaristia, recordando a Última Ceia de Jesus.

::. LEIA MAIS: Quinta-feira é dia de adoração ao Santíssimo. Entenda o porquê

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 2096, “A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso”.

Por este motivo, é importante que todo cristão católico participe de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Esse momento de fé não exige obrigatoriamente uma oração falada. Pode acontecer simplesmente colocando-se diante do Senhor, em um sentimento de amor profundo e de adoração. E é possível ter esse momento de devoção e adoração durante todo o ano, em qualquer dia.

Por todo o Brasil, existem santuários que ofertam a possibilidade desse momento com o Jesus Eucarístico o ano todo, todos os dias da semana, 24 horas por dia. São os Santuários de Adoração Perpétua.

Destacamos três igrejas que funcionam nesses moldes, confira:

Capela das Sacramentinas – Taubaté (SP)

Reprodução Reprodução Capela das Sacramentinas, em Taubaté (SP)


Localizada na região central de Taubaté, a capela faz parte da Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento da Adoração Perpétua.

A irmandade, fundada em 1939, é inteiramente dedicada ao Culto Solene, Perpétuo e Público da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

As religiosas se revezam durante todas as horas do dia e da noite em suas horas de adoração.

Na capela existem também as horas de oração comunitária: a Santa Missa diária, o Ofício Divino, a Liturgia das Horas, cantado em Coro diante do Santíssimo Sacramento Solenemente Exposto, a reza do Terço de Nossa Senhora e outras orações de devoção.

A capela fica na Rua Conselheiro Moreira de Barros, 258, centro de Taubaté. Fica aberta diariamente das 6h00 da manhã às 18h00, sendo que aos domingos é aberta às 7h.

A Santa Missa diária é aberta aos visitantes e acontece de terça a sábado às 7h; aos domingos às 8h30 da manhã; e às segundas-feiras às 17h.

SAIBA MAIS: sacramentinastaubate.org.br

Igreja de Sant’Ana – Rio de Janeiro (RJ)

Igreja de Sant"Ana, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro


Carrega o simbolismo de ser o primeiro Santuário de Adoração Perpétua do Brasil, fundado em 1926. Com mais de 99 anos de história, abriga a Obra de Adoração Perpétua, fundada por Dom Sebastião Leme Silveira Cintra.

A Igreja de Sant’Ana guarda relíquias e símbolos que se misturam com a própria história da capital fluminense. No local está um dos maiores ostensórios do mundo, com mais de dois metros de altura para abrigar o Santíssimo.

O santuário fica na Praça Cardeal Leme, 11, no Centro do Rio de Janeiro. É aberta à visitação do público das 6h às 18h.

As Missas são realizadas de terça à sábado às 6h, 8h e 18h; aos domingos às 6h, 8h, 10h e 18h; e às segundas-feiras às 6h e 18h.

Igreja Nossa Senhora da Boa Morte – São Paulo (SP)

Reprodução/Wikipedia Reprodução/Wikipedia Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, em São Paulo


Localizada no Centro Histórico da capital paulista, a igreja de Nossa Senhora da Boa Morte foi construída em 1810, no estilo barroco colonial. Tornou-se patrimônio cultural e religioso de São Paulo.

Desde 2009, após ampla reforma, está aberta ao público e é a única igreja aberta 24 horas na cidade, sempre com o Santíssimo Sacramento exposto e contando com devotos que se revezam em orações no local.

A iniciativa surgiu quando os fundadores da Comunidade Aliança de Misericórdia, Padre João Henrique Porcu e Antonello Cadeddu, manifestaram ao Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, o desejo de terem um lugar na cidade aberto dia e noite para que as pessoas pudessem adorar a Jesus Sacramentado.

Por conta da sua localização, na região mais antiga de São Paulo, conta a história que em frente à igreja passavam pessoas que eram condenadas à forca – quando essa prática ainda vigorava no Brasil.

O pelourinho ficava na região do bairro da Liberdade, zona central de São Paulo. Sendo assim, era permitido que os condenados entrassem na igreja para clamarem à Nossa Senhora que tivessem uma boa morte.

O santuário fica na Rua Do Carmo, 202, no centro de São Paulo.

As Missas acontecem de segunda a quarta-feira às 18h; quintas-feiras às 18h e 19h30; sextas-feiras às 12h e 18h; sábados às 17h30; e domingos às 9h e 18h.

::. LEIA MAIS: Conheça outros santuários de Adoração Perpétua pelo Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ronaldo Casarin, em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...