Por Luciana Gianesini Em Redação A12 Atualizada em 14 FEV 2020 - 16H50

Terço dos Homens: uma oração bíblica, mariana, cristológica e missionária

Nesta sexta-feira (14), tem início a maior romaria anual que acontece aqui no Santuário Nacional, a Romaria do Terço dos Homens. Para falar sobre esse grande e belíssimo evento, o Redação A12 ao vivo recebeu o Irmão João Batista de Viveiros, C.Ss.R., que é o animador oficial do evento. 

No início do bate-papo, Irmão Viveiros falou sobre a alegria e a expectativa de celebrar mais uma romaria, que já está na sua 12ª edição aqui na Casa da Mãe:

“Romaria do Terço dos Homens! O ano inteiro a gente vive essa expectativa! Por isso, um grande abraço pra você que faz parte do Terço dos Homens, você que vem pra cá com seu grupo e sua família!”, disse o missionário, com sua alegria marcante.

Renan Ventura/ A12
Renan Ventura/ A12


Como começou o fenômeno da maior Romaria ao Santuário Nacional

O religioso conta que, em fevereiro de 2009, enquanto era Prefeito de Igreja no Santuário, foi procurado pelo senhor Valter, da cidade de Campestre (MG), que lhe pediu permissão para realizar uma romaria do Terço dos Homens. Na época, Irmão Viveiros disse que nem conhecia ainda o movimento, e que o Sr. Valter explicou que se tratava de um grupo no qual os homens se reúnem uma vez por semana, ou na igreja ou na sua família, para rezar o Terço de Nossa Senhora. O devoto relatou na ocasião que, em Minas Gerais, já haviam muitos grupos e, com isso, o redentorista redigiu uma carta-convite ao grupo, para que viessem ao Santuário no mês de maio daquele ano, que é o mês mariano.

Porém, com a romaria marcada, o desafio era atingir mais grupos, para que viessem também. Foram distribuídos então alguns convites pelo sul de Minas, foram feitos alguns anúncios na Rádio e TV Aparecida e, assim, se deu então a primeira romaria. Foi celebrada uma missa e, em seguida, o padre Carlos Arthur conduziu uma reflexão para aquele grupo que, mais tarde, também participou da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, às 15h. Ao todo, participaram 632 homens nesta primeira edição.

Irmão Viveiros contou que, nos anos seguintes, esse número só foi crescendo:

“Tivemos depois 2 mil homens, no anos seguinte 6 mil, depois 12.600 homens (quando a romaria aconteceu no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida) e, com esse número crescendo tanto a cada ano, a romaria voltou a ser realizada no Santuário, com 18.600 homens, depois 25 mil, 34 mil, 43 mil, 51 mil, 60 mil e, no ano passado, atingimos o número de 80 mil homens inscritos na romaria, comemorou.

O missionário também ressaltou a importância de os grupos efetuarem suas inscrições antecipadamente, por conta de melhor preparo da estrutura de acolhimento do Santuário Nacional.

Thiago Leon
Thiago Leon


O valor do homem que reza

Irmão Viveiros destacou que os grupos de Terço dos Homens trazem uma enorme contribuição para a Igreja, dentro da espiritualidade e da vivência da fé: 

“Durante muitos anos, quem rezava o Terço eram as mulheres. Hoje, a Igreja está descobrindo que a devoção do Terço não é apenas uma devoção a Nossa Senhora. A oração do Santo Terço é uma oração bíblica, tirada da palavra de Deus. Este elemento bíblico dá uma base, uma consistência para a oração.

Ela também é uma oração cristológica, porque quando a gente contempla os mistérios do Terço, a gente está contemplando a vida de Jesus, os acontecimentos salvíficos da vida de Jesus, desde a sua infância, a anunciação do anjo, a paixão, o sofrimento e a glória da Ressurreição”, destaca.

“Mais tarde, com São João Paulo II, aprendemos também que a reza do Terço não é uma devoção, é uma oração missionária: ela compromete você com a missão. Quando você contempla desde a anunciação do anjo, o mistério de Deus que vem salvar a humanidade, Maria que responde esse mistério, como Ela é chamada a acolher a palavra de Deus, como Ela é chamada a viver o Evangelho... Então, a partir da experiência de Nossa Senhora, a gente olha para Ela como alguém que pode me abençoar também, explica.

“Então, o homem é chamado a tomar consciência do seu batismo, do seu compromisso de cristão e levar Jesus para o mundo; ele é missionário”, completa.


Reprodução
Reprodução


Os benefícios da oração do Terço

O redentorista cita o Papa São Pio X, que disse “Se você deseja a paz dentro da sua casa, reze o Terço”.

Diz ele: Reze o Terço em família todos os dias! É a receita que São Pio X está dando para as famílias. A oração do Terço tem o poder de unir as pessoas, tem o poder de trazer para dentro da nossa casa a espiritualidade mariana, bíblica, cristológica, vai comprometendo as pessoas com a vivência do Evangelho”.


Uma mensagem de incentivo para os homens do Terço

Ao final da entrevista, Irmão Viveiros motivou os homens a continuarem em sua vida de oração:

“Sejam perseverantes, sejam fiéis a essa vocação, a essa missão. Não vá rezar só quando está descansado. Reze sempre!”

Assista à entrevista com Irmão Viveiros e uma surpresa que preparamos pra você, na íntegra, abaixo:


Este grande encontro da 12ª Romaria do Terço dos Homens começa às 19h30, com a acolhida dos grupos no Altar Central, seguida da Santa Missa e procissão luminosa até a Matriz Basílica, onde acontece a Adoração Eucarística até a meia-noite.

Confira aqui a programação completa.


Relembre a 11ª Romaria do Terço dos Homens de 2019

O A12 fez um ‘resumão’ do que é o que foi a Romaria do ano passado, que foi recorde de público. Reveja aqui.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.