Por Família dos Devotos Em Notícias Atualizada em 14 JUN 2019 - 11H39

Santíssima Trindade: fonte e modelo de nossa unidade

Neste domingo, dia 16, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Santíssima Trindade. Todos os cristãos são convidados a participarem da santa eucarística neste dia, para celebrar a sua presença no mistério das Pessoas divinas, a partir do Batismo.

No Santuário de Aparecida os devotos podem escolher entre uma das sete missas que serão realizadas durante todo o dia. A primeira será celebrada às 6h30 e a última, às 18h.

Entenda o significado da Solenidade da Santíssima Trindade

Pentecostes recorda-nos a vinda do Espírito Santo sob o primeiro grupo cristãos, junto com os apóstolos. A unidade da Igreja é gerada pelo mistério do Deus uno e trino.

Renata Sedmakova/Shutterstock
Renata Sedmakova/Shutterstock


Jesus falou muitas vezes aos apóstolos sobre sua identidade com o Pai: Eu e o Pai somos um (Jo 10,30). E lhes prometeu enviar, da parte do Pai, o Espírito da Verdade para confirmar o seu ensino e obras (Jo 15,26).

Muitos textos do Novo Testamento sustentam a fé na Santíssima Trindade. Sem ela todo o Novo Testamento seria incompreensível. Ali os milagres são obras comuns ao Pai e ao Filho. Revelam que o Pai está no Filho e o Filho no Pai, unidos pelo mesmo Espírito.

::A Virgem Maria envolvida pelo Mistério da Santíssima Trindade

O mistério da Santíssima Trindade, núcleo da fé e da vida cristã, foi revelado por Jesus Cristo como a fonte do batismo em seu nome. O conteúdo dessa fé foi exaustivamente refletido e debatido ao longo dos primeiros séculos do Cristianismo e o continua sendo hoje. Não para explicar de modo científico o dado revelado, mas para aprofundar a própria compreensão da fé assimilada mais e mais pelas fracas luzes da inteligência.

Um só Deus em três pessoas! Deus vive na unidade da natureza e na tríade das pessoas. Ele é em si mesmo e possui a natureza divina em três modos distintos. Deus, amor infinito, chamou-nos à comunhão de vida e amor com Ele no ato da Criação.

Ele nos deu a missão de sermos apóstolos da unidade neste mundo tão dividido. O pluralismo da sociedade moderna não nos impede de dialogar com todas as pessoas de boa vontade, principalmente no Ecumenismo. O Ecumenismo é a busca sincera da unidade vivendo uma só doutrina e uma só prática do Evangelho.

Interesses, erros, ideologias nos dividiram e separaram no passado. A divisão em tantas religiões, doutrinas e vivências diversas do único Evangelho de Cristo, angustiam o cristão sincero. Como anunciá-Lo aos outros que ainda não creem, se não temos entre nós a unidade integral Nele?

Jesus pensou no futuro de seus discípulos e fez um testamento espiritual: a prece pela unidade. "Pai Santo guarda-os em teu nome para que eles sejam um assim como nós somos um" (Jo 17). O esforço por superar os obstáculos para a plena comunhão na Igreja é exigência do seguir Jesus.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...