Por Pe. Antonio Clayton Sant’Anna, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 25 MAR 2019 - 17H18

O que é o Pentecostes?

Na ­ ação de Pentecostes impl­oramos: Vinde, Espírito Santo, e renovai a face da terra! Renovar é dar novas f­orças, restaurar, melh­orar em todos os aspectos.


shutterstock
shutterstock


O Espírito Santo faz isso e mais, age na Igreja, no mundo e em nós. Ele “sopra”, infunde, renova, derrama o amor de Deus em nossos corações (Rm 5,5). Sem a sua inspiração nem saberíamos rezar, diz São Paulo: “O Espírito socorre nossa fraqueza, pois não sabemos o que é conveniente pedir, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26).

Leia MaisPentecostes: O nascimento da Igreja MissionáriaPentecostes: receber e viver os Dons do Espírito Santo Jesus prometeu e enviou seu Espírito como defensor e mestre de toda verdade. Desde então ele gera a Igreja. Os Atos dos Apóstolos narram que a efusão de seus dons tirou o medo e deu coragem aos discípulos da primeira hora. Foi o início da renovação! Pentecostes significa na Nova Aliança o nascimento da Igreja, obra do Espírito do Senhor. O mistério pascal chegou à sua plenitude. O amor da Trindade criou o espaço de comunhão e testemunho da vida com Cristo aqui e no céu. Nunca foi nem será fácil ter a fé autêntica em Jesus Cristo, viver o Evangelho, formar a Igreja!

A teofania de Pentecostes fortaleceu e guiou na fé os Apóstolos na plena consciência de serem discípulos missionários de Jesus.Lá no ambiente hostil do paganismo, a efusão do Espírito unificou ideias, atitudes, caridade e sustentou o discipulado e a missão. Manifestou que Trindade e Igreja são inseparáveis. Hoje, toda comunidade cristã vive do Pentecostes. O Espírito age conosco do mesmo modo que na Trindade, ensina a teologia. Ele nos alenta na comunhão e reciprocidade do amor a Deus e aos irmãos e nos convoca a sermos sacramento e sinal da comunidade divina no mundo. A comunhão com Cristo por seu Espírito é a natureza da comunidade. Sem isso não existe Igreja nenhuma!

:: Pentecostes: a língua e o fogo!

:: Pentecostes para crianças: confira atividades para usar na catequese

Nem ministérios leigos, pastorais, catequese, carismas etc. A coerência dos gestos de culto com a vida fraterna se deve à renovação do Espírito. Bem como a audácia do testemunho, a partilha das alegrias e sofrimentos, a unidade da Igreja, o primado do Papa, a hierarquia, o laicato cada vez mais autoconsciente e o sangue de novos mártires derramado na fidelidade à justiça do Reino.

Nunca foi nem será fácil ter a fé autêntica em Jesus Cristo, viver o Evangelho, formar a Igreja! São complicadas as situações: na família, no trabalho, nas diversões e relações de um mundo agitado, competitivo e malicioso. Temos que vencer os impulsos de egoísmo, orgulho, sensualidade e as inclinações sedutoras que falseiam as opções corretas. Saber discernir o bem e o mal é exigência constante para quem abraça a vida cristã e não vive só para produzir e consumir!

O Pentecostes atual da Igreja não aliena o cristão do mundo nem o fecha no templo. Somos cristãos “em saída”, respirando e proclamando as maravilhas de Deus. Maria, esposa do Espírito Santo, que rezou e confortou os apóstolos à espera dele, hoje intercede por nós e nos apoia na perseverança.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Antonio Clayton Sant’Anna, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.