Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 19 MAR 2019 - 15H06

Santuário acolhe Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Até o dia 22 de março, os secretários paroquiais de diversas regiões do Brasil estarão reunidos no Santuário de Aparecida para o 4º CONASPAR (Congresso Nacional de Secretários Paroquiais). O encontro acontece no subsolo do Centro de Eventos, acolhendo mais de 200 pessoas.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro

De acordo com uma das responsáveis pelo evento, Edilaine Faria, da Promocat a realização do evento no Santuário é o resultado do desejo dos participantes em querer se preparar não só profissionalmente, mas espiritualmente. “O Centro de Eventos é nosso parceiro, muitos Congressos nós realizamos aqui pela estrutura, mas também porque as pessoas pedem para virem ao Santuário. Em nossas pesquisas sempre questionamos qual seria o melhor lugar, e todos respondem que Aparecida é o melhor lugar”.

Nesta terça-feira (19), o primeiro compromisso dos congressistas foi na Santa Missa das 9h, no Altar Central, presidida pelo missionário redentorista padre Tiago Samuel. Em seguida, todos se encaminharam para o credenciamento no Centro de Eventos e início das atividades de formação.

Durante os quatro dias de formação o Congresso tem o objetivo de preparar os secretários para as responsabilidades de uma Paróquia, os capacitando para as diversas situações do dia a dia. “Por isso, o Congresso traz muitos especialistas para palestrar, temos pessoas das áreas de legislação, contabilidade, administração, gestão de pessoas”, explicou Edilaine.

::Centro de Eventos Padre Vitor acolhe eventos de gestão eclesial

Padre José Carlos Ferreira, veio da cidade de Cascavel no Paraná para participar do evento e será um dos palestrantes desse primeiro dia de Congresso. Para ele, os secretários são figuras excepcionais no dia a dia dos padres e de toda a igreja. “Eu costumo dizer que 80 a 90% do nosso trabalho depende deles, por isso é importante o incentivo e a participação em um evento desse gênero, que abrange tantos temas e que aqueles que participam saem daqui com uma bagagem bastante valiosa para nos ajudar em nossas paróquias.”

O sacerdote irá palestrar no período da tarde desta terça-feira, sobre o tema ‘Explorando as competências do secretário moderno na Paróquia’. “Eu quero deixar duas mensagens para eles com esse tema: a primeira é que eles possam colocar de fato em prática as competências que eles têm e a segunda, é que eles descubram novas capacidades, porque a gente vai adquirindo capacidades novas no decorrer da vida, então que eles tenham esse desejo de ampliar os horizontes, de conhecer novos caminhos e de estar ali vestindo a camisa da Paróquia, da Igreja, da Diocese, assumindo esse compromisso”.

O CONASPAR é uma realização da Revista Paróquias, com organização da Promocat e apoio da Faculdade Dehoniana de Taubaté, responsável pela preparação e indicação dos palestrantes, além da certificação dos participantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.