O Aparecida Debate desta terça-feira (11/8), às 22h, aborda o Mês Vocacional da Igreja Católica. Durante o mês de agosto, cada domingo é dedicado a uma vocação específica, convidando a comunidade a rezar por aqueles que respondem ao chamado, são elas: sacerdotal, matrimonial, vida religiosa, consagrada e leiga. A data, criada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em 1981, tem como objetivo a promoção de reflexão e oração sobre as vocações e sua importância para a vida da Igreja e sociedade.
Nesta edição, o programa da TV Aparecida, comandado por Eduardo Miranda, recebe nos estúdios o Pe. Reinaldo Beijamim da Silva, superior da comunidade Irmão Bento, em Potim (SP). Já de forma online, a Irmã Maria do Disterro Rocha, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e o Pe. Rodolfo Chagas Pinho, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.
Os especialistas debatem sobre a importância de conhecer e discernir a própria vocação, destacando que ela vai além da escolha profissional e está relacionada ao chamado de cada pessoa para viver sua missão na Igreja e na sociedade. Os convidados também explicam o caminho de formação para o sacerdócio e para a vida religiosa, os diferentes carismas e áreas de atuação de religiosos e religiosas, além dos desafios atuais para o despertar de novas vocações.
O programa ainda apresenta a pesquisa realizada pela CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), que busca conhecer a realidade dos religiosos e religiosas no país e contribuir para o fortalecimento da missão e da vida consagrada. Além disso, o debate destaca o papel da família e da Igreja no despertar das vocações, abordando a importância da espiritualidade no ambiente familiar e do acompanhamento dos jovens. Também refletem sobre os desafios atuais, como a insegurança e a dificuldade de tomar decisões, que podem influenciar o discernimento vocacional.
1/3



Liturgia da Palavra: muitas vozes, um só corpo na sinodalidade
Um momento de reflexão para compreender como a Palavra de Deus nos une e fortalece a caminhada de fé todos os dias
Abacaxi Caramelizado - Sabor de Vida
Bianca Láua e o chef Leonardo Roncon apresentam pratos saborosos e descomplicados que inspiram o público a cozinhar.
Cachorro Quente - Sabor de Vida
Chef Leonardo Roncon e Bianca Láua ensinam receitas para o dia a dia, práticas e cheias de sabor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.