Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Arquivo A

Arquivo A mostra as belezas e religiosidade de Santana do Cariri

Repórter Eduardo Gois explora mais uma cidade no interior do Brasil para a reportagem; nesta quinta, às 21h30

Escrito por TV Aparecida

30 DEZ 2025 - 10H00 (Atualizada em 30 DEZ 2025 - 14H56)

Reprodução TV Aparecida

Nesta quinta-feira (1/1), às 21h30, o Arquivo A segue explorando caminhos no interior do Brasil. Desta vez, a reportagem da TV Aparecida vai até Santana do Cariri, a pequena cidade de 17 mil habitantes no Ceará, localizada a 500 quilômetros da capital Fortaleza. O jornalista Eduardo Gois documentou as belezas naturais e as histórias de fé e devoção que fazem parte da cultura local.

O programa começa falando sobre a fé dos moradores, destacando a história de Benigna Cardoso, uma menina que foi beatificada pela Igreja Católica em 2022 e conhecida como Mártir da Pureza. É natural de Santana do Cariri, nascida em 1928 e morreu assassinada aos 13 anos, em 1941. O local do seu martírio é frequentado por diversas pessoas que atribuem a ela milagres e graças, se tornando uma forte devoção popular na cidade.

Depois, a produção explora a natureza e agroecologia de Santana do Cariri. Um dos lugares visitados foi o Pontal da Santa Cruz, uma localidade que mistura um pouco de espiritualidade e contemplação da natureza. É um dos três pontos turísticos mais visitados da cidade. Também vão conhecer as belezas da Chapada do Araripe, uma imensa joia natural que se estende entre o Ceará, Pernambuco e Piauí. Um verdadeiro santuário de biodiversidade e de memórias geológicas.

Outro destaque da reportagem é sobre Santana do Cariri possuir um dos polos de paleontologia mais ricos do Brasil. O Museu de Paleontologia da cidade, inaugurado em 1985, abriga um dos melhores acervos do mundo e realiza um trabalho de repatriação de fósseis que foram ilegalmente para outros países.

E ainda o artesanato local que ganha destaque com as rendas de Bilro. A produção conhece a iniciativa e o trabalho de dez mulheres rendeiras que se juntaram pra perpetuar esse tipo de artesanato que só existe em Santana do Cariri e em mais uma outra cidade no Estado do Ceará.

"Arquivo A", quinta-feira, às 21h30

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Arquivo A

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...