Arquivo A

“Desafios da Igreja” aborda consequências da Mineração no Brasil

Reportagem da TV Aparecida mostra lastros de destruição causados pela mineração exploratória em várias comunidades

Escrito por Lays Guerrero

27 ABR 2022 - 17H28 (Atualizada em 28 ABR 2022 - 12H44)

Reprodução/ TV Aparecida

drama da mineração exploratória em diversas regiões do Brasil é o tema do novo episódio da série documental “Desafios da Igreja”, que a TV Aparecida exibe nesta quinta-feira (28/4), às 22h.

Para o especial, a repórter Camila Morais, junto da equipe de jornalismo, visitou Santa Quitéria no Ceará, Caetité na Bahia, e Brumadinho, em Minas Gerais.

A ideia da produção surgiu a partir de inúmeros debates ao redor do tema e pela tramitação da PL 191/2020, que quer autorizar a exploração de minérios em áreas protegidas e terras indígenas no Brasil. A partir daí foram 3 meses entre produção, gravação e edição, que vão mostrar os efeitos socioambientais, culturais, econômicos e de saúde vindos da mineração exploratória.

O maior desafio foi colocar em apenas um programa todos os dramas e medos que as populações atingidas pela mineração vivem. É um desafio escutar tantas histórias sem se envolver e se emocionar. Precisamos entender que direito adquirido pela Constituição não é negociável e, para isso, precisamos lutar para que ninguém roube o direito de lutar e de dizer ‘não’ aos grandes empreendimentos que sufocam a vida e a cultura de um povo”, ressalta Camila Morais.

Em Santa Quitéria, no semiárido cearense, a reportagem mostrará como vivem as comunidades locais ameaçadas pelo possível início da extração de urânio. Nesta região está a maior jazida de urânio e fosfato do Brasil, além do perigo para comunidades indígenas e quilombolas, que correm riscos de ter suas terras invadidas.


Na região de Caetité, na Bahia, a produção visitou moradores que sofrem com as consequências da mineração na saúde - a cidade se tornou a maior com incidência de câncer em todo o Estado. Além disso, há uma incógnita sobre o que acontece nas minas, com possíveis vazamentos e acidentes com materiais radioativos.

Em Brumadinho, a equipe conversou com pessoas que perderam familiares com o rompimento da Barragem da Vale na Mina do Córrego do Feijão, que deixou 272 mortos. Três anos após o acidente, os moradores ainda convivem com danos ambientais incalculáveis, a falta de punição aos responsáveis e de fiscalização adequada.

A reportagem também vai mostrar o empenho da Igreja Católica no combate à mineração predatória. “A Igreja Católica, por meio da Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da CNBB e pelos documentos pontifícios produzidos pelo Papa Francisco, vem fazendo um alerta em relação ao modo como o extrativismo mineral tem sido feito. Com base nisso, percebemos que era hora de investir nesse assunto, trazendo a voz das comunidades que convivem com a mineração”, finaliza a jornalista.

A série “Desafios da Igreja” é uma produção do Jornalismo da TV Aparecida, com o objetivo de mostrar a atuação da Igreja dentro de temas que envolvem a dignidade humana

Desafios da Igreja, quinta-feira, às 22h.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lays Guerrero, em Arquivo A

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...