Nesta quinta-feira (22/5), às 21h, a reportagem do "Arquivo A" traz como tema as mães solo. Para o programa da TV Aparecida, a jornalista Rafaela Lourenço vai conhecer trajetórias de mulheres que encaram o dia a dia dessa realidade de criar os filhos sozinhas, conhecer seus desafios, mas também a importância da rede de apoio na caminhada da maternidade.
A reportagem trouxe dados que apontam no Brasil em torno de onze milhões de mulheres que se declaram mães solo. Para entender esse panorama e as dificuldades da maternidade social, Rafaela Lourenço vai conversar com especialistas, como psicólogos e assistentes sociais.
No primeiro bloco da produção, será mostrada a realidade de uma mãe atípica de um filho de 3 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista. Giovanna Alves é mãe solo e universitária. E também a história de Grazielly dos Santos, mãe de João Pedro, de 17 anos, que também é autista.
Depois, será a vez de conhecer ações sociais e a transformação de vidas com redes de apoio. Diante das vulnerabilidades sociais e financeiras, surgem projetos sociais como o Coletivo de Apoio à Maternidade Solo, que funciona na cidade de São Paulo, e surgiu durante a pandemia com duas mães e hoje são cerca de 800 pessoas impactadas.
Outro ponto abordado por essa edição do "Arquivo A" são os números preocupantes da violência doméstica. E muitas dessas vítimas eram mães. Para isso, vai conhecer o trabalho da Casa Eliane de Grammont, em São Paulo, que ajuda essas mães para prevenir e auxiliá-las no enfrentamento da violência.
E para finalizar, o programa mostrará a trajetória de Carlos Prates, lutador profissional de artes marciais mistas que foi considerado o melhor atleta estreante de 2024. Ele tem como maior incentivadora a mãe, Dona Regina, que o criou sozinha. E também de Allan Anjos dos Santos, fundador do Escrevendo na Quebrada, que potencializa o acesso de alunos periféricos ao universo do ensino superior, e tem como sua maior incentivadora a mãe Cleide.
1/5
"Arquivo A", quinta-feira, às 21h
Reveja: “Diálogos” ressalta a presença de Deus na simplicidade e inocência
Pe. Mauro Vilela, reflete sobre assuntos diversos em seu programa, levando-nos a assumir um compromisso com nós mesmos e com a sociedade a nossa volta.
Mococa & Paraíso e Adriana Farias animam o “Terra da Padroeira”
Maringela Zan recebe grandes atrações no "Aparecida Sertaneja", as quais se destacam por grandes sucessos musicais.
Santa Irmã Dulce e livro sobre Nhá Chica é destaque no “Intercede por Nós”
O programa, conduzido pelo Irmão Alan Patrick Zuccherato, propõe um momento de oração e meditação da Palavra de Deus, inspirado na vida e missão dos Santos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.