O programa “Diálogos: Qual Caminho Seguir” é exibido na TV Aparecida, de segunda a sexta-feira, às 11h30, e apresentado pelo Padre Mauro Vilela. Nesta semana, Padre Matias Soares falará sobre o Pacto Educativo Global, iniciativa lançada pelo Papa Francisco em 2019 com o objetivo de promover uma mudança cultural de alcance mundial por meio da educação.
Durante o programa, Padre Matias explica que o Pacto é um convite a toda a sociedade para repensar o modo como educamos e convivemos, com base em sete princípios fundamentais propostos pelo Papa.
Entre eles, está o compromisso de colocar a pessoa no centro do processo educativo, valorizando sua dignidade e seus direitos. Outro ponto importante é a escuta das novas gerações, reconhecendo o papel dos jovens como protagonistas na construção de um futuro mais justo e esperançoso.
O sacerdote também destaca a importância de ouvir as mulheres e repensar seu papel na sociedade, garantindo sua participação plena e igualitária. A família, por sua vez, é apresentada como o primeiro e principal agente educador, que precisa estar presente e consciente de sua missão formadora.
O Pacto Educativo Global também propõe uma educação voltada à acolhida dos mais vulneráveis e marginalizados, promovendo o respeito e a inclusão. Além disso, convida a uma renovação das estruturas econômicas e políticas, a partir de novos modelos de crescimento e progresso que estejam a serviço da vida e da dignidade humana, o que é bem detalhado pelo Papa Francisco com a “Economia de Francisco”.
Por fim, Padre Matias reforça o chamado para o cuidado com a Casa Comum, um dos pilares mais urgentes do Pacto. Trata-se de unir esforços pela preservação do planeta e pela justiça socioambiental, em busca de um desenvolvimento sustentável e integral, capaz de restabelecer a harmonia entre os seres humanos e a criação.
Assista “Diálogos: Qual Caminho Seguir?” de segunda a sexta-feira, às 11h30, na TV Aparecida, e reveja outros episódios pelo Youtube.
Congregação Redentorista celebra 293 anos de missão e evangelização
A Congregação do Santíssimo Redentor celebra neste domingo 293 anos do anúncio da Copiosa Redenção.
TV Aparecida transmite Missa de encerramento da 82ª Romaria Estadual da Medianeira
A TV Aparecida transmite a Missa de encerramento da 82ª Romaria Estadual da Medianeira e ainda traz informações sobre o evento, que acontecerá de 7 a 9 de novembro.
Mini Árvore Natalina de Fio de Malha - Faça Você Mesmo
Rogério Chiaravalli recebe convidados que ensinam artesanatos criativos e fáceis de reproduzir em casa. Confira o passo a passo de hoje!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.