Luar do Sertão

"Luar do Sertão" apresenta o talento do mineiro Gustavo Guimarães

Artista conversa com Padre Paulinho sobre sua trajetória com a música caipira de raiz

Escrito por TV Aparecida

22 JAN 2024 - 09H15 (Atualizada em 25 JAN 2024 - 10H23)

Reprodução/TV Aparecida

O "Luar do Sertão" desta terça-feira (23/1), às 19h30, vai receber Gustavo Guimarães, cantor e violeiro de Minas Gerais. No programa da TV Aparecida, ele vai conversar com Padre Paulinho sobre sua trajetória com a música caipira de raiz e cantar algumas de suas músicas autorais.

Nascido em Diamantina (MG), Gustavo Guimarães já gravou três álbuns dedicados à viola caipira e à música regional mineira. Também participou do Grupo Viva Viola, coletivo com seis violeiros, onde produziu outros dois álbuns. Seu trabalho mais recente é o CD "Canções de São Francisco", no qual aborda temas como a proteção ao meio ambiente e o autoconhecimento.

Gustavo Guimarães sempre esteve ligado à cultura do interior de Minas. Foi professor de violão e migrou para a viola caipira no dia em que um aluno pediu para ele afinar o instrumento. A partir daí se aprofundou na viola e suas raízes, fazendo dela parte essencial do seu trabalho autoral. Suas canções buscam preservar as tradições da cultura de raiz, com referências de artistas como Almir Sater e Pereira da Viola.

O convidado do "Luar do Sertão" também vai participar do quadro "Assuntando a Viola" para falar do projeto Viva Viola. E ainda relembrar o violeiro Joaci Ornelas, falecido em 2022, que a família pediu para que Gustavo cuidasse do instrumento que o artista usou em vida.

"Luar do Sertão", terça-feira, às 19h30


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Luar do Sertão

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...