O verão é uma estação propícia para o aumento de acidentes envolvendo escorpiões. O TJ Aparecida trouxe dados e informações importantes sobre cuidados e prevenção de picadas do animal peçonhento.
José Antônio Cardoso, médico veterinário do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté (SP), contou sobre o que fazer caso ocorra um acidente.
“A pessoa foi picada e ela fica esperando algum tipo de sintoma ou o aumento da dor para ir ao hospital ou a um pronto atendimento. Isso é errado. A primeira coisa que deve fazer se for picado e viu que era um escorpião, é ir para um hospital. Se você tem até 12 anos, vai para o hospital infantil. A partir dos 12 anos, procure uma UPA para ser encaminhado. Mas não fique esperando os sintomas. Para nós, todo caso de picada de escorpião é um caso grave”, contou o especialista.
No último ano, o Brasil registrou 173 mil acidentes envolvendo escorpiões, com o total de 200 óbitos. Diferente de 2025, o ano de 2024 contabilizou 201 mil casos. Apesar disso, o número de mortes foi de 126. Os dados demonstram a importância de procurar um atendimento médico assim que a picada ocorrer.
“Essas coisas que o pessoal fala de cortar o local para expelir o veneno, botar gelo, fazer torniquete, tudo isso muitas vezes vai ser mais danoso do que a própria picada de escorpião. Então, sempre procure atendimento médico adequado e não fique com essas soluções caseiras”, completou.
Os escorpiões costumam ficar em locais que contêm lixo, entulho e insetos, como as baratas. Ambientes com essas características acabam sendo muito propícios para a proliferação desses animais, já que eles se reproduzem semanalmente. As residências também são áreas que os atraem, entrando por meio do esgoto ou ralos.
“Orientamos que a população deve evitar propiciar um ambiente favorável, quer seja pelo controle dessas frestas, desses locais, o uso de tela em ralo, por exemplo. Aqueles ralos que fecham também, e fazer o controle efetivo das baratas naquela área. Se você controla a barata, controla os outros insetos, não há um atrativo para o escorpião se aproximar muito da sua casa”, alerta.
O veneno do escorpião pode afetar o sistema nervoso e causar dores intensas no local da picada. Além disso, os sintomas podem evoluir para suor excessivo, vômito e taquicardia.
Nos casos mais graves pode ocorrer:
• Salivação;
• Insuficiência cardíaca;
• Edema pulmonar;
• Risco de morte.
Confira alguns casos de acidentes e entenda quais protocolos deve seguir na reportagem abaixo:
"TJ Aparecida", segunda a sexta-feira, às 16h45
Nova lei reconhece fibromialgia como condição passível de PCD; confira
No "TJ Aparecida" acompanhe reportagens e notícias com temas importantes pro seu dia a dia.
Caixa com Tecido em Decoupage- Faça Você Mesmo
O programa “Faça Você Mesmo” traz semanalmente novas ideias e técnicas para quem gosta de criar com as próprias mãos.
Morangoffe - Sabor de Vida
O programa “Sabor de Vida” traz receitas deliciosas, dicas de preparo e momentos de partilha à mesa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.