Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

TJ Aparecida

Orquestra Maré do Amanhã leva música e esperança no Rio de Janeiro; confira

Projeto já acolheu cerca de 17 mil jovens no Complexo da Maré; TJ Aparecida traz reportagem exclusiva

Escrito por TV Aparecida

21 JAN 2026 - 16H26

Reprodução TV Aparecida

Em um dos principais centros populacionais do Brasil, no Complexo da Maré (RJ), residi a sede da Orquestra Maré do Amanhã (OMA). Fundada por Carlos Eduardo Prazeres, em homenagem a seu falecido pai, o Maestro Armando Prazeres, acolhe crianças e adolescentes da comunidade.

O projeto possui estudantes desde a pré-escola e seguem até a juventude, o acompanhamento acontece por meio de parcerias a escolas que contém pequenos núcleos de orquestra mirim. Assim, conforme o desenvolvimento e crescimento do aluno dentro das etapas, ele segue até os grupos internos na sede.

A ação tem como objetivo levar a música a quem não tem acesso a ela. Hoje, atende 4500 pessoas, mas cerca de 17 mil jovens já passaram pela orquestra. Um desses jovens é o Pither Bazaga, violinista, que participou da primeira turma da OMA em 2010.

“Conforme foi passando o tempo e eu tive mais aulas e vi que não era só um hobby. Eu gostava, amava o que fazia. E comecei a amadurecer a ideia de ser músico”, diz o violinista.

Felipe Köchen, Maestro da orquestra, contou sobre o intuito de transformar a vida de várias pessoas na comunidade e o que a iniciativa procura: “A música tem realmente um poder transformador. A gente busca levar para eles recursos para serem profissionais da música, mas realmente a formação de um cidadão acontece com maioria das pessoas. Alguns se tornam musicistas, mas todos se tornam pessoas melhores.”

Além das turnês internacionais e das participações em inúmeros concertos, um dos momentos mais marcantes e memoráveis da orquestra foram os encontros com o Papa Francisco, primeiro em 2017 e depois em 2024.

Carlos Eduardo Prazeres falou sobre a esperança em que o projeto carrega e a importância não só na vida da comunidade, mas na dele também, o reencontro com a fé: “Se você olha pro outro e o outro olha para o outro, vai ter alguém que vai olhar para você e assim todo mundo vai ser feliz e vai ficar feliz. Esse é o grande ensinamento de Jesus, olhar para o próximo”, completou o fundador.

Veja a reportagem completa:


“TJ Aparecida”, de segunda a sexta-feira, às 16h45

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em TJ Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...