Por Academia Marial Em Títulos de Nossa Senhora

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

N. S. perpertuo socorroA devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro iniciou-se no Haiti com a chegada dos Padres Redentoristas naquele país. Conta a história envolta em clima de lenda, que o quadro, em estilo bizantino, representando a Virgem Maria a meio corpo, teve sua origem na ilha de Creta, e foi pintado sobre madeira por um exímio artista grego.

Um rico comerciante apoderou-se do quadro com a intenção de vendê-lo em Roma. Na travessia do Mediterrâneo, uma tempestade atingiu o navio que ameaçava naufragar. Sem saber da carga especial que levavam, os marinheiros começaram a rezar pedindo a proteção de Nossa Senhora. Atendidas suas preces, a tempestade cessou. Depois da morte do ganancioso comerciante, que não conseguiu vender o quadro, a Virgem Maria apareceu à sua filha e lhe pediu que a pintura fosse exposta em uma igreja, com o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Como a ilha de Creta foi por muitos séculos dominada pelos muçulmanos, que destruíram todos os documentos cristãos, pouco se sabe da origem do quadro e da capela onde primitivamente fora cultuado. Existe a hipótese de ter sido uma das cópias do quadro da Virgem pintado por São Lucas.

Levado para a capela de São Mateus, em Roma, no século XV, ali permaneceu por mais de três séculos. Depois de um incêndio criminoso que destruiu totalmente a igreja, ele foi encontrado entre os escombros. No século XIX, o Papa Pio IX entregou-o aos Redentoristas dizendo-­lhes: “Fazei que todo o, mundo conheça o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”. E nesse santuário de Roma que permanece o quadro original.

 Com a chegada dos Padres Redentoristas ao Haiti, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro espalhou-se por toda a ilha e o povo haitiano recebeu com muita piedade e carinho sua proteção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.